O Ticket Médio (TM) é o termo que denomina o quanto em reais (R$) cada um dos clientes de um ou de vários e-commerces tem gastado em compras no comércio eletrônico em um determinado período.
A importância de monitorar o TM é que isso permite comparar o desempenho do mês anterior com o atual e projetar um índice melhor para o futuro, além de comparar o desempenho da sua loja virtual com o das lojas dos seus concorrentes e criar metas para supera-los.
– Saiba mais sobre monitoração e-commerce no artigo “6 métricas que você precisa avaliar na sua loja virtual”.
Para medir o TM do seu site e-commerce use a seguinte fórmula:
TM = F ÷ NV |
Onde:
– TM = Ticket Médio
– F = Faturamento – NV = Número de Vendas |
A título de exemplo, digamos que a sua loja virtual de tênis para corridas tenha realizado 534 vendas e faturado R$ 135.619,98 no último mês. Como fazer para calcular o TM? É só aplicar a fórmula assim:
TM = F ÷ NVTM = R$ 135.619,98 ÷ 534
TM = 253,97 |
O resultado de R$ 253,97 é o TM da sua loja virtual no referido mês. Você pode comparar esse valor com o do mês anterior e aplicar medidas que o tornem cada vez mais alto.
Compare também o TM do seu e-commerce com o do mercado em geral e/ou do seu nicho de negócios, cujos dados geralmente são apresentados em estudos publicados por empresas de consultoria e institutos de pesquisa. Acrescente estas estatísticas ao seu Simulador de Cenário de Negócios. Isso lhe ajudará a ter uma visão melhor do seu empreendimento e a tomar decisões mais adequadas.
Em síntese, quanto mais as pessoas gastarem no seu site e-commerce, maior será o seu TM e, é claro, maior será o seu lucro. Fique ligado aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-plus, pois no próximo artigo eu vou abordar como aumentar o Ticket Médio da sua loja virtual!