Taxa de Conversão no E-commerce (TCE) é um indicador que demonstra o número de vezes que a soma de visitantes da sua loja virtual fechou vendas em um espaço de tempo.
Assim como a Mark-Up e o ROI, a TCE pode ser expressa por meio de uma fórmula, observe:
Para exemplificar, vamos supor que a sua loja virtual teve no espaço de tempo do último mês 20.496 visitas e fechou 284 vendas. Ao aplicarmos a fórmula da TCE teremos:
No exemplo, o valor de 1,38% representa a taxa de conversão de vendas do seu e-commerce no último mês. Contudo, para chegar ao índice médio da TCE no Brasil (que é 1,65%, segundo consultoria Experian Hitwise) o comércio eletrônico do nosso exemplo deveria ter feito ao menos 338 vendas no mês com aquela mesma quantidade de visitas.
Como você pode ver, a TCE é um indicador muito importante para o seu e-commerce, pois ele lhe confere uma meta de performance em relação aos seus concorrentes. Neste contexto, manter-se acima da média é fundamental.
Agora que você já sabe o que é e qual a importância da TCE, aqui vão algumas dicas para melhorar esse índice e bater seus competidores:
– Otimize as suas campanhas de links patrocinados
– Melhore a usabilidade da sua loja virtual
– Use adequadamente o Neuromarketing e as técnicas de persuasão
– Faça Testes A/B para identificar e usar as melhores oportunidades
Basicamente, tudo o que se implementa na sua loja virtual tem como objetivo melhorar a taxa de conversão de vendas. Trata-se de um trabalho que deve ser feito ininterruptamente, na mesma medida em que os fregueses mudam seus hábitos.