A sigla SEO, do termo inglês Search Engine Optimization, significa nada mais nada menos do que otimização/adequação do seu site – que no caso é um site ou blog e-commerce – para os sites buscadores da web.
Os sites buscadores, por sua vez, são aqueles que possuem uma interface na qual os internautas inserem palavras-chave para encontrar conteúdo específico que pode ser um produto, um serviço ou uma informação.
São exemplos de sites buscadores o Google, o Bing e o Yahoo, que são considerados os mais acessados. Há, porém, centenas de outros como o AltaVista, o IGBusca e o Ask, que também são usados com frequência.
A importância do SEO é que ele possibilita que o seu site e-commerce seja classificado entre as primeiras posições após uma busca feita por um internauta dentro do seu nicho de negócios, o que gera mais visitas.
Na medida em que mais visitantes entram em sua loja virtual, aumenta a sua possibilidade de vender mais produtos, de fidelizar mais consumidores, de obter maior participação no mercado.
Um bom trabalho de otimização SEO envolve técnicas On Page e Off Page. Saiba o que é um e o que é outro:
SEO On Page: abrange a otimização a ser realizada na esfera interna do seu site, blogue ou loja virtual, a qual envolve basicamente a:
– Produção e publicação de conteúdo periodicamente;
– Desenvolvimento da arquitetura da informação do site;
– Pesquisa e inserção de palavras-chave nos conteúdos;
– Colocação de atributos em imagens;
– Criação de títulos e subtítulos adequados;
– Geração de URLs amigáveis;
– Inserção de metatags apropriadas;
– Inclusão de metadescriptions;
– Organização de rede de links internos entre posts e páginas;
– Precaução contra a duplicação de conteúdo.
SEO Off Page: abrange a otimização a ser realizada na esfera externa em prol do seu site, blogue ou loja virtual, a qual compreende basicamente a:
– Captação de links de sites relevantes para seu site ou blogue.
Para que a sua loja virtual tenha um bom posicionamento nos resultados das pesquisas feitas por internautas em sites de busca como o Google, é importante que você combine técnicas SEO On Page e SEO Off Page.
Ao empregar as duas estratégias, os buscadores perceberão que o conteúdo que você escreve e publica tem qualidade e é relevante para o seu público e, por isso, irá promovê-lo automaticamente para as melhores posições.
Plataformas de criação e manutenção de lojas virtuais como a Vtex, por exemplo, contam com módulos de trabalho que auxiliam o administrador e-commerce a realizar a otimização SEO. É uma opção para quem gosta de agilidade e praticidade.