O que é SEO On Page e SEO Off Page no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Entenda qual a importância de combinar as duas estratégias para o sucesso da sua loja virtual

O que é SEO On Page e SEO Off Page no e-commerce

A sigla SEO, do termo inglês Search Engine Optimization, significa nada mais nada menos do que otimização/adequação do seu site – que no caso é um site ou blog e-commerce – para os sites buscadores da web.

Os sites buscadores, por sua vez, são aqueles que possuem uma interface na qual os internautas inserem palavras-chave para encontrar conteúdo específico que pode ser um produto, um serviço ou uma informação.

São exemplos de sites buscadores o Google, o Bing e o Yahoo, que são considerados os mais acessados. Há, porém, centenas de outros como o AltaVista, o IGBusca e o Ask, que também são usados com frequência.

A importância do SEO é que ele possibilita que o seu site e-commerce seja classificado entre as primeiras posições após uma busca feita por um internauta dentro do seu nicho de negócios, o que gera mais visitas.

Na medida em que mais visitantes entram em sua loja virtual, aumenta a sua possibilidade de vender mais produtos, de fidelizar mais consumidores, de obter maior participação no mercado.

Um bom trabalho de otimização SEO envolve técnicas On Page e Off Page. Saiba o que é um e o que é outro:

SEO On Page: abrange a otimização a ser realizada na esfera interna do seu site, blogue ou loja virtual, a qual envolve basicamente a:

– Produção e publicação de conteúdo periodicamente;

– Desenvolvimento da arquitetura da informação do site;

– Pesquisa e inserção de palavras-chave nos conteúdos;

– Colocação de atributos em imagens;

– Criação de títulos e subtítulos adequados;

– Geração de URLs amigáveis;

– Inserção de metatags apropriadas;

– Inclusão de metadescriptions;

–  Organização de rede de links internos entre posts e páginas;

–  Precaução contra a duplicação de conteúdo.

SEO Off Page: abrange a otimização a ser realizada na esfera externa em prol do seu site, blogue ou loja virtual, a qual compreende basicamente a:

– Captação de links de sites relevantes para seu site ou blogue.

Para que a sua loja virtual tenha um bom posicionamento nos resultados das pesquisas feitas por internautas em sites de busca como o Google, é importante que você combine técnicas SEO On Page e SEO Off Page.

Ao empregar as duas estratégias, os buscadores perceberão que o conteúdo que você escreve e publica tem qualidade e é relevante para o seu público e, por isso, irá promovê-lo automaticamente para as melhores posições.

Plataformas de criação e manutenção de lojas virtuais como a Vtex, por exemplo, contam com módulos de trabalho que auxiliam o administrador e-commerce a realizar a otimização SEO. É uma opção para quem gosta de agilidade e praticidade.