O que é SEO Internacional no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Quando a sua loja ultrapassa todas as fronteiras

O que é SEO Internacional no e-commerce

SEO Internacional é a atividade que visa o posicionamento do seu site e-commerce nos motores de buscas de outros países, a qual envolve a adequação do Marketing ao idioma e à cultura do lugar.

Obviamente, o objetivo de ranquear a sua loja virtual nos mecanismos de pesquisas de outros países não é outro senão o comércio de mercadorias do seu e-commerce para e/ou no exterior.

Como em um jogo de WAR, para conquistar tamanho objetivo você precisará de uma estratégia. Aqui vão alguns parâmetros sobre os quais será preciso pensar no contexto do SEO Internacional:

– Planejamento

Especifique se o foco será só o idioma ou se será toda a cultura do país no qual pretende entrar com o seu comércio eletrônico. No primeiro caso será preciso traduzir o site; no segundo, se aprofundar no modo de vida local e estabelecer campanhas que aproximem as pessoas da sua marca.

– ccTLD

Esta é a sigla para Country Code Top-Level Domain, a extensão que os sites possuem em cada país. Por exemplo, no Brasil, a nomenclatura dos sites termina em “.br”, na Argentina, em “.ar”, etc. Se a sua pretensão for mergulhar na cultura, é muito importante que a sua loja virtual possua um ccTLD equivalente para cada país (além do idioma). Sites com essa extensão são mais bem indexados pelo Google regionalmente.

– Conteúdo SEO

A tradução do seu conteúdo em português para outro idioma deve ser acompanhada por um especialista capaz de adequar as suas palavras-chave SEO à linguagem usada no país que pretende se inserir. A programação da sua loja virtual, por sua vez, deverá fazer os mecanismos de buscas como o Google entenderem que seu conteúdo não é duplicado.

– Link Building

Os motores de buscas usam os links que vêm de sites externos para determinar a relevância do seu site e posicioná-lo no ranking de buscas segundo as palavras-chave de referência. Por isso, faça um trabalho de Link Building apenas com os sites mais relevantes para o seu negócio.

Um último ponto muito importante para o SEO Internacional é a questão da sua cultura organizacional, a qual define a padronização dos símbolos, cores, premissas, filosofia e modos de proceder da sua empresa. Se isso não estiver bem definido, é melhor nem começar o SEO Internacional por enquanto. Portanto, antes de qualquer vislumbre do seu e-commerce no exterior, crie e fortaleça a sua cultura organizacional no Brasil.