O que é Real Time Marketing?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como aproveitar essa oportunidade no seu comércio eletrônico

O que é Real Time Marketing

O Real Time Marketing (Marketing em Tempo Real, em português) é uma estratégia de divulgação que visa criar – no presente imediato de um evento – um vínculo entre uma marca e as pessoas que fazem parte de seu público-alvo.

São formas de Real Time Marketing as campanhas elaboradas para acontecerem no exato instante em que uma partida de futebol, um desfile de moda ou outro evento se deflagra.

Na campanha que você vê no vídeo a seguir, por exemplo, outdoors instalados na cidade de Londres pela companhia aérea British Airways expõem uma criança que identifica quais são os aviões da empresa, de onde eles vêm, para onde vão, o preço da passagem, tudo instantaneamente, o que informa e gera (no público) a vontade de viajar:

Essa instantaneidade pode ser trabalhada na sua loja virtual por meio das redes sociais. Cito como inspiração o case do Oreo (biscoito recheado da Nabisco) em que, durante uma partida do Superbowl XLVII (um dos programas de televisão mais vistos nos EUA), os marqueteiros da empresa aproveitaram uma queda de energia elétrica para criar uma campanha.

Logo após a interrupção da partida por falta de luz, os telespectadores correram para as mídias sociais para saberem o que estava acontecendo e lá se depararam com este tuíte criado pelos profissionais de Marketing da Nabisco:

marketing da nabisco

A imagem do biscoito na meia luz ao lado da frase “You can still dunk in the dark” (“Mesmo no escuro, você ainda pode mandar um biscoito para dentro”, em português) no exato momento em que tudo acontecia fez um enorme sucesso. Ao todo, a campanha gerou (só no “calor” do evento):

– Mais de 10 mil retuítes;

– Mais de 18 mil likes no Facebook;

– Mais de 5 mil compartilhamentos no Facebook.

São cases como esse que me levam a crer que o Real Time Marketing tem um grande potencial para o comércio eletrônico. Para funcionar bem, os administradores de e-commerces precisam manter os olhos abertos nos acontecimentos e nas oportunidades de divulgação instantânea e de Marketing Viral que estes podem oferecer para as suas lojas virtuais.