Opt-in é o termo em inglês que dá nome ao ato – realizado por um consumidor – de optar entrar para uma lista de E-mail Marketing pela qual receberá informações e propagandas de uma empresa (que pode ser a sua loja virtual) por tempo indeterminado.
No E-mail Marketing para e-commerce, existem basicamente três formas de opt-in, são elas:
• Opt-in simples:
O consumidor vai até a sua loja virtual e vê um formulário de captura de e-mail ou descobre uma squeeze page do seu e-commerce na web. Na sequência, ele insere os dados e o e-mail dele, o que autoriza que você administrador da loja virtual comece a lhe enviar o seu conteúdo de E-mail Marketing.
• Opt-in duplo:
Nesse modo, o consumidor insere um e-mail no formulário de captura ou em uma squeeze page e, em seguida, ele abre a própria caixa de e-mail e visualiza uma mensagem que o seu software de E-mail Marketing vai enviar para ele automaticamente. Ele clica sobre o link disponível na mensagem para confirmar a assinatura, o que autoriza o envio de propagandas.
• Opt-in suave:
Trata-se de um modo presencial de aumentar a sua base de e-mails. Você ou os seus colaboradores vão às feiras, workshops, congressos e outros eventos de negócios e pegam o e-mail das pessoas uma a uma e os inserem na sua lista (se elas autorizarem).
Evite comprar listas prontas e/ou inserir e-mails sem autorização na sua base. Use sempre os recursos opt-in descritos nesse artigo para aumentar a sua lista pois, dessa forma, você obterá e-mails qualificados e evitará prejuízos à imagem da sua empresa de e-commerce.