Uma agência de Marketing Digital é o tipo de empresa que traz consigo milhares de terminologias do passado, do presente e, claro, englobará outras que surgirem no futuro. Algumas delas são importantes para a sua loja virtual.
Terminologias como “lead”, “suspect”, “prospect”, “cliente”, “freguês”, que servem para identificar o grau de relacionamento que uma pessoa tem com o seu negócio digital é um excelente método de classificação.
Ao classificar as pessoas em grupos assim, você capta anseios e direciona respostas de forma mais adequada para elas, o que resultará em melhor aproveitamento do seu público-alvo e melhor desempenho do seu e-commerce.
Por isso, agora vou lhe explicar o que significa cada uma dessas nomenclaturas:
– Lead
Quando um visitante realiza o primeiro contato (que pode ser a assinatura da sua squeeze page, por exemplo) com o seu negócio digital, ele deixa de ser um visitante e se torna um lead.
– Suspect
O lead quando, após assinar a squeeze page, recebe seu E-Mail Marketing ou outras informações passivamente, sem lhe abandonar, deixa de ser lead e passa a ser suspect, isto é, um “suspeito” de ser um comprador.
– Prospect
O suspect, quando entra em contato com um vendedor, quando pesquisa produtos específicos na sua loja virtual, quando se torna um buscador ativo de informações, ele deixa de ser suspect e passa a ser prospect.
– Cliente
O prospect, quando para de buscar informações e toma uma decisão de compra, ou seja, quando ele insere produtos em um carrinho e realiza o pagamento, a partir desse momento ele se torna um cliente.
– Freguês
O cliente, quando gostou da primeira experiência de compra, quando foi bem atendido pela equipe de pós-vendas e, por isso, retorna para fazer novas compras, ele deixa de ser cliente e passa a ser um freguês.
O sucesso da sua loja virtual dependerá da quantidade de fregueses que você conseguir captar. Lembre-se: são os fregueses e não os leads, suspects, prospects ou clientes que impulsionarão o seu e-commerce.
Portanto, trate de fidelizar os seus fregueses. Mantenha-os com você, pois é mais barato manter os fregueses atuais do que conquistar novos clientes. Se puder, trabalhe com recursos modernos como a Teoria Lovemark’s, por exemplo, com a qual é possível criar a chamada “fidelidade além da razão”, que é o grau máximo de relacionamento que uma empresa poderá ter com seu público-alvo.