Front Office e-commerce é como se denominam os serviços e operações de administração externa de uma loja virtual, isto é, que requerem contato pessoal (presencial, via chat, telefone, Skype ou outro recurso) de um atendente/vendedor com o consumidor.
São, por exemplo, funções da equipe de Front Office:
1- Ajudar, via telefone, o consumidor escolher e comprar um produto
2- Auxiliar, via chat, o consumidor escolher e comprar um produto
3- Atuar em televendas ativas e receptivas integradas ao e-commerce
4- Intermediar trocas e devoluções com os consumidores
5- Dialogar com o consumidor sobre situações de caráter financeiro
6- Administrar os e-mails de contato enviados pelos consumidores
7- Acionar consumidores com pedidos cancelados e recuperar vendas
8- Gerenciar reclamações nas redes sociais e nos blogs e-commerce
9- Atuar no setor de Ouvidoria destinado a solução de problemas graves
10- Atuar nas atividades de pós-vendas em geral
Ter uma equipe de Front Office treinada periodicamente é uma vantagem competitiva para um negócio e-commerce, posto que tal treinamento permite realizar atendimentos mais rápidos e com mais qualidade.
A equipe de Front Office pode criar, acerca de suas intervenções, um banco de dados cujas estatísticas poderão ser usadas para gerar formas padronizadas de atendimento e também para aperfeiçoar a atuação de pessoas, processos e produtos ao longo da cadeia de valor da empresa.
Resumindo, o Front Office nada mais é do que você administrador ou empreendedor de e-commerces frente a frente com o seu consumidor para aplicar o primeiro mandamento do e-commerce: ouvir os desejos e anseios, fornecer respostas e tornar a vida do cliente melhor. Faça isso e sua loja virtual evoluirá com o passar do tempo.