O que é Capital Social no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Intangível como o vento, mas essencial para o sucesso do seu negócio

o-que-e-capital-social-no-e-commerce

Na literatura da Administração, da Economia e da Sociologia há muitas definições para o termo “Capital Social”, muitas semelhantes, mas uma me chama a atenção pela concisão e porque pode ser facilmente associada a qualquer empresa, inclusive aos e-commerces. Observe:

“Capital Social se refere às redes de relacionamento baseadas na confiança” – Ignacio Garcia, antropólogo organizacional

Para Garcia, essas redes podem se dar formalmente (hierarquia corporativa), no entanto, as mais frequentes e importantes são aquelas que se dão em laços informais entre pessoas no dia a dia, quer sejam elas funcionárias, clientes, fornecedoras, investidoras, etc. Para ele, o Capital Social é o cimento que conecta e impulsiona as redes humanas de trabalho nas empresas.

Basicamente, esses laços interpessoais baseados em confiança e cooperação que formam o Capital Social geram uma sinergia que faz com que as empresas (dentre as quais estão os e-commerces) tenham maior consistência.

Os laços, no entanto, só ocorrem se houver uma causa comum, a qual todos poderão seguir e se dedicar. É aqui que entra o papel da Cultura Organizacional que tem por base a Missão, Visão, Valores e Filosofia da empresa.

Além da Cultura Organizacional, que com seus ideais compartilhados norteia as ações e os laços interpessoais dentro de uma empresa, um e-commerce que pretende conquistar maior Capital Social deve criar meios para aumentar a sua reputação. Saiba como em:
Importância da boa reputação no e-commerce
Como fazer com que seu e-commerce tenha uma boa reputação

O Capital Social é tão importante que, quando um cliente, um fornecedor ou um colaborador que possui vínculos estreitos com outras pessoas resolve sair do círculo, quando pede demissão ou quando deixa de comprar, por exemplo, ele quebra os nós da rede interpessoal, influencia outras pessoas e, assim, gera muitos problemas que acabam por afetar negativamente os lucros da empresa.

Portanto, empreendedor de e-commerce, o Capital Social é algo tão intangível quanto o vento, porém, é fundamental para gerar a firmeza necessária para o crescimento do seu negócio e-commerce.