Behavioral Targeting (BT) é uma prática de Marketing que visa determinar como os consumidores de uma loja física ou usuários de uma loja virtual se comportam enquanto vão às compras e, a partir disso, criar estratégias e táticas que facilitem as vendas.
Nesse processo, reúne-se informações de bancos de dados diversos (o chamado Big Data), faz-se uma interpretação dessas informações e, com isso, gera-se soluções como:
– Melhorias na usabilidade do site e-commerce
– Antecipação de tendências de mercado para criação de mix de produtos
– Ações de Marketing conforme as buyer personas que acessam sua loja
– Otimização e alinhamento do conteúdo do blog e-commerce
– Melhorias no layout e na usabilidade da loja em mobiles sites
– Melhorias no layout e na usabilidade da loja em desktops sites
– Desenvolvimento de sistemas antifraude
– Criação de processo padrão de diálogo com consumidores
– Otimização das entregas de produtos e redução da logística reversa
Resumindo, o BT funciona como um pente fino que o administrador de e-commerce passa em sua loja virtual com a finalidade de aperfeiçoá-la com base no comportamento dos usuários.
O BT pode ser realizado por uma equipe interna do seu comércio eletrônico, por uma equipe de Back Office contratada ou por uma empresa terceirizada especializada no processo.