No contexto da segurança no e-commerce, Análise de Risco é o recurso que os empreendedores e administradores de lojas virtuais como você podem recorrer para – no momento do fechamento de uma compra – se prevenirem contra a má-fé de determinados usuários do seu site.
Quando digo “má-fé” eu estou me referindo a ações como:
– Uso de informações falsas na hora da compra;
– Uso de cartões de crédito ou débito roubados;
– Uso de cartões de crédito ou débito clonados.
Esta “má-fé”, que também pode ser chamada de fraude, faz com que a operadora estorne o pagamento realizado pelo usuário e, ao fazer isso, o administrador ou empreendedor de e-commerce (no caso você) fica sem o pagamento e perde o produto (caso este já tenha sido despachado), entre outras complicações.
Para evitar todo esse imbróglio, sobre o qual você não tem nenhuma culpa, é conveniente que se realize a Análise de Risco na hora do fechamento de compras em sua loja virtual.
A Análise de Risco é nada mais do que comparação dos padrões de comportamento do usuário atual dentro do seu site com os padrões de comportamento de usuários cujas compras já foram finalizadas com sucesso.
Durante a Análise de Risco, que pode ser manual ou automática (por meio de um software como o Konduto, por exemplo), serão feitas checagens como:
– Quantidade de rejeições de pedidos
– Identificação do computador do potencial cliente
– Número de rejeições de pedidos do potencial comprador
– Dados de redes sociais
Quando algum dos parâmetros analisados ficam muito abaixo ou muito acima do padrão de um comprador normal, o profissional que faz a checagem manual ou o software rejeita o pedido antes que o pagamento possa ser concluído.
Em resumo, a Análise de Risco é uma proteção que um empreendedor e/ou administrador de e-commerce deve utilizar contra usuários que trapaceiam com a finalidade de adquirir produtos sem pagar por eles.