O que é a lista Procon de lojas virtuais a serem evitadas?

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Conheça a relação de sites que recebem constantes reclamações de e-consumidores, muitos dos quais continuam no ar, vivos e operantes, mesmo sem nenhuma credibilidade

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O Procon é a sigla para Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma instituição criada em 1976, em São Paulo, e nacionalizada em 1990 por meio da Lei nº 8.078.

Desde 2011, o Procon-SP organiza a lista de sites a serem evitados pelos e-consumidores, que nada mais é do que uma relação de sites fraudulentos detectados por meio de reclamações e cujos diretores foram procurados e notificados, porém, não foram encontrados e/ou não responderam.

Entre as reclamações mais comuns dos e-consumidores em relação a estas lojas virtuais estão:

– Entregas não realizadas
– Dúvidas não respondidas
– Ausência de uma pessoa responsável pelo negócio
– Ocorrência de golpes diversos

Até o momento em que escrevo este artigo, a lista Procon de sites a serem evitados conta com 487 itens. O documento relaciona:

– O endereço eletrônico do site
– O nome da empresa ou responsável
– O CNPJ/CPF (quando identificado)
– A situação (“no ar” ou “fora do ar”)
– A data de inclusão do site na lista

O curioso é que muitas destas lojas virtuais que estão na lista há três ou quatro anos ainda continuam no ar sem que ninguém as detenha. Muitas delas desaparecem e retornam depois, em períodos como o da Black Friday, por exemplo. Por isso, fica o meu alerta aos e-consumidores que leem o blog da Agência E-Plus. Já quanto aos que pretendem se tornar diretores e-commerce, eu os aconselho o caminho da credibilidade.

Quando falo em credibilidade, penso em coisas simples como:

– Expor as informações gerais e institucionais da empresa na loja virtual
– Publicar todos os endereços, telefones e e-mails de contato
– Manter um chat online para tirar dúvidas na hora da compra
– Expor os selos e as certificações de site seguro e compra segura
– Cuidar da segurança da sua loja virtual
– Contar com diversas formas de pagamento
– Publicar as políticas de trocas, devoluções, privacidade e entregas
– Divulgar as políticas de garantias, alertas de e-mails e condições de uso
– Criar um sistema de pós-venda em sua loja virtual

Em resumo, ao se tornar um diretor e-commerce, faça tudo o que puder, todos os dias, para aumentar a credibilidade da sua loja virtual e, assim, manter-se longe da lista Procon de sites a serem evitados