Uma sequência de edições da pesquisa WebShoppers, realizada pelo Ebit, demonstra a evolução da participação nas compras online pelos públicos feminino e masculino. Os dados mostram que as mulheres ficaram mais ativas no último ano.
As estatísticas provém das edições 32, 33, 34 e 35 dos estudos WebShoppers, confira:
– 2014 (segundo semestre): 48,40% mulheres e 51,60% homens
– 2015 (primeiro semestre): 50,01% mulheres e 49,99% homens
– 2015 (segundo semestre): 48,60% mulheres e 51,40% homens
– 2016 (primeiro semestre): 51,87% mulheres e 48,13% homens
– 2016 (segundo semestre): 51,60% mulheres e 48,40% homens
Como se vê, no final de 2016 as mulheres superaram os homens em 3,2 pontos percentuais, o que segundo o Ebit equivale a 1,5 milhão mais mulheres do que homens realizando compras online.
Nas próximas edições da pesquisa WebShoppers poderemos visualizar se estes números se consolidam, se retraem ou se expandem em favor do público feminino. Se a última opção ocorrer, teremos uma tendência que poderá influenciar as ações de Marketing em breve.
Seja como for, você que está pensando em desenvolver uma loja virtual para vender produtos para o público feminino, não deixe de dar uma espiada no artigo “E-commerce de sapatos faz a cabeça das mulheres”, que publiquei aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus em 2016.
No mais, se possível, desenvolva o seu site e-commerce por meio de uma plataforma omnichannel e escalável, tal como a Vtex, o que lhe poupará uma séria de problemas tais como o de dificuldade para integrar ferramentas de vendas e dificuldade para suportar o crescimento no futuro.