Migração de plataforma e-commerce vale a pena?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Motivos para transferir sua loja virtual para um sistema melhor

Migração de plataforma e-commerce pode ser boa se for feita do jeito certo

Migração de plataforma e-commerce pode ser boa se for feita do jeito certo

Por quais motivos um empreendedor de loja virtual como você estaria interessado em realizar uma migração de plataforma e-commerce? Pois bem, talvez porque:

• O desempenho de vendas da loja virtual com a atual plataforma é ruim;

• A plataforma atual foi comprada por outra empresa e/ou saiu de operação;

• O sistema de administração da atual plataforma é difícil de operar;

• A loja virtual com a atual plataforma trava em datas importantes;

• A atual plataforma não oferece um bom SEO para sua loja virtual;

• A plataforma atual não tem pacotes de correções de falhas do sistema;

• A atual plataforma não tem suporte para resolução de problemas.

Caso você tenha identificado um ou mais dos motivos listados anteriormente, entre outros, talvez seja sim o momento de pensar em realizar uma migração para uma plataforma e-commerce melhor, a qual lhe oferecerá melhores oportunidades de sucesso.

POSSÍVEIS RESULTADOS DE UMA MIGRAÇÃO DE PLATAFORMA E-COMMERCE

É bom considerar os diferentes tipos de resultados que você poderá ter com uma migração. Em um artigo para o site Practical E-commerce, o presidente da OverstockArt.com (que há dois anos passou por uma mudança de sistema) listou três situações a que podem calhar uma iniciativa desse tipo, confira:

1. A migração pode acabar em desastre, ou seja, as vendas  no e-commerce podem diminuir e você terá gastado uma enorme quantidade de tempo e dinheiro em um projeto falido;

2. As vendas poderão ocorrer em um bom nível, mas o impacto pode ser menor do que o esperado, o que fará com que demore muito tempo para compensar os recursos gastos na migração;

3. A migração pode ser um sucesso, isto é, ela poderá gerar mais acessos, mais engajamentos e mais vendas, sem aumentar as despesas de Marketing, o que gerará mais lucro para o seu negócio e-commerce.

MIGRAÇÃO DE PLATAFORMA E-COMMERCE: O QUE FAZER PARA TER SUCESSO?

O que fazer, então, para encaminhar um projeto de migração de plataforma e-commerce para a “situação 3”, ou seja, para o sucesso? A resposta está sobretudo no planejamento e evolução profissional do serviço, o que deve levar em conta quesitos como:

• A escolha da plataforma e-commerce ideal para o seu negócio;

• A adaptação da nova arquitetura da loja à cultura da sua empresa;

• A preparação para a migração (documentação, estruturação, etc.);

• A comunicação entre a sua equipe e a equipe de desenvolvedores;

• O envolvimento da sua equipe nas fases de front-end e back-end do projeto;

• O profissionalismo e a pontualidade de entrega da equipe de desenvolvimento;

• A realização de testes de desempenho ao longo e no final da migração;

• As otimizações pós-migração.

Resumindo, vale a pena realizar uma migração de plataforma e-commerce, mas desde que os seus números de desempenho atuais não sejam tão bons quanto os dos seus concorrentes ou melhores do que o esperado. Além disso, desde que exista um planejamento com cronograma de entrega, testes e encaminhamento adequado.

Quer saber mais sobre esse assunto? Para falar com a agência e-Plus via WhatsApp agora mesmo sobre criação de loja virtual e/ou migração de plataforma e-commerce, clique no botão a seguir a partir do seu smartphone: