Marketing de Conteúdo é um ofício que visa a criação e publicação de conteúdo de alto interesse para um determinado público-alvo com a finalidade de provocar o engajamento, as vendas e a fidelização de consumidores.
Ao ler a definição do parágrafo anterior, talvez você se pergunte o que eu quis dizer com “conteúdo” e “alto interesse”. Se é o caso, explico:
– Conteúdo: são os dizeres dispostos em textos, vídeos, áudios e/ou imagens. Sendo assim, o conteúdo é tudo aquilo que vai dentro:
1- Dos blogs e-commerces e mídias sociais
2- Das notícias e artigos para sites diversos
3- Dos guias e e-books
4- Dos infográficos
5- Dos links patrocinados do Google e Facebook
6- Das páginas de perguntas e respostas frequentes
7- Dos Funis de Vendas, Newsletters e E-mail Marketings
8- Das páginas de vendas (landing pages)
9- Das páginas de captura de e-mails (squeeze pages)
10- De todo tipo de mídia da sua loja virtual
– Alto interesse: é aquilo que oferece dois tipos de soluções:
1- Redução dos medos, dores e anseios do consumidor
2- Aumento do desempenho do consumidor
Ao produzir esse tipo de conteúdo para os canais de vídeos, páginas de vendas, páginas de descrições de produtos, e-books, blogues e outras mídias que complementam a sua loja virtual, você obtém benefícios como:
– Mais visitantes (maior audiência) para o seu e-commerce
– Transformação de visitantes em leads (pessoas com vontade de comprar)
– Melhor posicionamento nos sites buscadores no seu nicho de negócios
– Inserção de discursos persuasivos e Neuromarketing para vender mais
– Maior engajamento e fidelização do público-alvo
– Possibilidade de informar e educar o público-alvo para o uso dos produtos
– Maior autoridade, credibilidade e reputação no seu setor de negócios
– Canal de diálogo e compreensão dos seus consumidores (relacionamento)
– Aumento do interesse do público-alvo sobre a sua empresa e produtos
– Auxílio às equipes de vendas, suporte e atendimento do seu e-commerce
A essa altura já é possível responder à pergunta do título desse post: Marketing de Conteúdo funciona para lojas virtuais? A resposta é: mas é claro que sim! Não só funciona como é mais eficiente. Uma pesquisa realizada pela consultoria DemandMetric mostra que o Marketing de Conteúdo gera três vezes mais leads do que o Marketing tradicional e custa 62% menos. Então, fica a dica, meus caros administradores de e-commerces!