A Vtex – multinacional brasileira do ramo de cloud commerce – realizou um estudo com as 2,3 mil lojas virtuais implantadas e administradas por meio da plataforma e-commerce Vtex em 20 países, o qual revelou que houve 32% de aumento nas vendas no período de quinta-feira (23/11) até segunda-feira (27/11), datas que comportam os eventos Black Friday 2017 e Cyber Monday 2017.
Ainda de acordo com esse estudo, os lojistas processaram mais de 1 milhão de pedidos ao longo do período mencionado, sendo que as categorias que obtiveram maior volume foram as seguintes, nessa ordem:
1. Moda e acessórios
2. Eletrônicos e eletrodomésticos
3. Saúde e beleza
4. Utilidades domésticas
5. Brinquedos e auto partes
Apesar de ficar em segundo lugar na lista de pedidos, a categoria de eletrônicos e eletrodomésticos alcançou a primeira colocação quanto ao faturamento. O Ticket Médio (TM), por sua vez, foi de R$ 630,00, bem acima da média brasileira em 2017 que está girando em torno de R$ 418,00 (WebShoppers).
Números gerais da Black Friday 2017
Com o fim do evento, a consultoria Ebit divulgou os resultados gerais da Black Friday 2017, que gerou R$ 2,1 bilhões em faturamento para o e-commerce brasileiro, com TM em queda de R$ 580,00 (em 2016) para R$ 562,00 (em 2017), ambos os valores menores que os da média das lojas virtuais da base de clientes da Vtex.