Você que é empreendedor ou administrador novato no universo do comércio eletrônico não pode deixar de ler esta diferenciação entre página de produto e landing page que apresento a seguir. É fundamental conhecer essas ferramentas para, assim, poder vender mais. Confira:
– Página de produto
Dentro de uma loja virtual, uma página de produto é aquela na qual se inserem as informações sobre um determinado produto que está à venda. Assim, nesse contexto, cada produto possui a sua página equivalente.
O padrão para essa modalidade tem sido a inserção de uma imagem do produto no topo da descrição (à esquerda de quem olha para a tela) com o título do produto também no topo (à direita).
Na sequência, são apresentados o preço, as condições de pagamento e um botão “Comprar” e/ou “Comprar com um click”, o que conduzirá o consumidor ao carrinho de compras virtual.
Logo abaixo, carregam-se as descrições do produto e dados técnicos (geralmente copiados do fabricante). Algumas lojas mostram propagandas de outros produtos entre um bloco e outro de informação.
Por fim, uma página de produto expõe as opiniões dos clientes, quer elas sejam boas ou não. Se forem boas, ajudam a vender mais. Se forem ruins, tornam-se uma publicidade negativa permanente.
– Landing page
Página de vendas que pode ficar ou não dentro de uma loja virtual e que possui um discurso altamente persuasivo como principal diferença em relação a uma página de produto.
A landing page tem como finalidade convencer paulatinamente o consumidor a comprar um determinado produto, por isso, apresenta argumentos de vendas em sequência, que minam as defesas do cliente.
Os argumentos de vendas são baseados no Neuromarketing e nos princípios de Cialdini, os quais induzem os clientes a tomarem decisões de compra.
Ao contrário de uma página de produto, que mostra depoimentos bons e ruins, a landing page expõem apenas os depoimentos nos quais o cliente que já usou o produto obteve sucesso. Isso gera credibilidade e potencializa as vendas.
Na landing page, vários botões “Comprar” são posicionados entre um argumento de vendas e outro ao longo da página para que o internauta não tenha que rolar até o topo para tomar uma decisão.
A diagramação das landing pages são mais avançadas. O produto é mostrado em imagens e vídeos ao longo de uma página com design elegante (ou, pelo menos, deveria ser assim).
Enquanto a landing page é o tipo de página ideal para uma estratégia de E-mail Marketing, a página de produto é mais importante para quem visita a sua loja virtual diariamente depois de tê-la encontrado no Google.
Para você avançar no tema das landing pages, leia estes dois artigos:
– Como fazer uma landing page?
– Funil de vendas para e-commerces
Já para cuidar melhor das suas páginas de produtos, estude isso:
– Como é realizado o cadastro de produtos no e-commerce?
– Aprenda a encaixar descrições de e-produtos aos e-consumidores
Apesar das diferenças nada impede, no entanto, que você crie páginas de produtos com “cara” de landing pages, isto é, com diagramação mais apurada e com argumentos de vendas mais precisos e, ao contrário, que você também faça descrições de produtos baseadas nas dores e desejos de desempenho do cliente nas landing pages. Tudo isso pode lhe ajudar a vender mais.