Como havia previsto no artigo “Top five das tendências e-commerce para 2016” publicado aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus em dezembro de 2015, o frete grátis está em queda livre.
Conforme informações divulgadas no Relatório WebShoppers 34, as lojas virtuais de grande porte estão reduzindo a oferta desse tipo de serviço e, no lugar, utilizando outras estratégias dinâmicas de entrega, conforme a demanda do consumidor. Observe o gráfico a seguir:
Inúmeros fatores podem estar por trás dessa queda vertiginosa do frete grátis, dentre os quais:
• Crise econômica
A crise econômica dos últimos anos não causou grandes problemas ao e-commerce nacional, no entanto, restringiu um pouco o seu crescimento. Nesse cenário, a verba para coisas grátis tendem a diminuir.
• Custo de logística
Quando os administradores de e-commerces analisam a cadeia de valor de suas lojas virtuais, eles buscam por brechas que lhes permitam reduzir os custos e o frete grátis acaba sendo um alvo fácil nesse contexto.
• Inovações
O mercado e-commerce está em franca expansão e, por isso, é acompanhado de grandes inovações que oferecem outros benefícios como a rapidez, por exemplo, como é o caso do conceito “Same Day Delivery”.
• Experiências
O frete também pode ter diferentes preços de acordo com a distância e com a quantidade, tamanho e peso do produto, ou seja, um leque de fatores que as empresas estão aprendendo a explorar.
• Outros conceitos
A sustentabilidade também pode ser um fator preponderante para determinadas pessoas. Nesse contexto, as entregas remuneradas via bicicleta, que não poluem o ar, podem ser uma opção.
O Relatório WebShoppers apresenta ainda, um gráfico que mostra que os consumidores consideram o frete grátis como o terceiro fator mais importante na hora de comprar um celular ou smartphone em uma loja virtual. Veja:
Enfim, apesar da queda, o frete grátis não irá deixar de ser um atrativo para os consumidores só que, agora, esse conceito terá a companhia de outros conceitos de entrega que levam em conta a rapidez e a sustentabilidade, entre outros fatores.