Todos os anos os números do e-commerce no Brasil são surpreendentes e as taxas de crescimento mostram que esse cenário não mudará tão cedo.
De fato, o e-commerce é considerado um dos mercados que mais cresce no Brasil. E os dados apontam sobretudo para um cenário de crescimento constante no futuro.
Para que se consiga compreender tudo o que envolve o e-commerce no país, a seguir apresentaremos uma série de estatísticas que são um verdadeiro raio-X dos últimos 13 anos desse mercado.
Estatísticas do e-commerce no Brasil: faturamento anual
Desde 2001, quando começou a ser mensurado, o e-commerce brasileiro já tinha um faturamento de R$ 0,54 bilhão (bilhão de reais). Dez anos depois, em 2011, o faturamento deste mercado já atingia a marca de R$ 18,7 bilhões.
Como se pode observar, a variação nos últimos cinco anos (de 2009 a 2013) apresenta uma taxa de crescimento médio de 28,6%. Além disso, apenas no ano de 2010, o faturamento do e-commerce teve um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.
Pois bem, confira a seguir os dados completos do faturamento do e-commerce no Brasil:
ANO FATURAMENTO VARIAÇÃO
2013 R$ 28,00 bilhões 24%
2012 R$ 22,50 bilhões 20%
2011 R$ 18,70 bilhões 26%
2010 R$ 14,80 bilhões 40%
2009 R$ 10,60 bilhões 33%
2008 R$ 8.20 bilhões 30%
2007 R$ 6.30 bilhões 43%
2006 R$ 4,40 bilhões 76%
2005 R$ 2.50 bilhões 43%
2004 R$ 1.75 bilhão 48%
2003 R$ 1.18 bilhão 39%
2002 R$ 0,85 bilhão 55%
2001 R$ 0,54 bilhão
Estatísticas do e-commerce no Brasil: áreas mais vendidas
Ainda que empresas das mais variadas áreas e segmentos tenham investido no e-commerce, algumas conseguem se destacar. Estas, por suas vezes, têm apresentado resultados muito satisfatórios no que diz respeito à comercialização eletrônica.
Já quanto às categorias, liderando o TOP 10 das áreas mais vendidas está o ramo de moda e acessórios, que representa 19% de tudo o que é vendido por meio do e-commerce.
Logo atrás deste ramo, em segundo lugar, encontra-se a área de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais, com 18%. Enfim, para completar o pódio das três áreas que mais faturam neste mercado está o segmento de eletrodomésticos, com 10% de todas as movimentações.
Em seguida, você pode conferir as outras áreas que completam as dez mais bem sucedidas no que diz respeito às vendas virtuais:
4º Lugar: Livros\ Revistas\ Assinaturas de jornais: 9%
5º Lugar: Informática: 7%
6º Lugar: Telefonia\ Celulares: 6%
7º Lugar: Casa e decoração: 6%
8º Lugar: Eletrônicos: 5%
9º Lugar: Esporte e Lazer: 5%
10º Lugar: Brinquedos: 3%
Estatísticas do e-commerce no Brasil: dados qualitativos
Além de todos os dados quantitativos apresentados anteriormente, confira também alguns dados qualitativos do ramo:
– 58,6% dos consumidores de e-commerce pertencem à Classe C;
– Entre as pessoas que adquiriram produtos por meio do e-commerce em 2013, 85,96% consideraram-se muito satisfeitas com a aquisição;
– O Ticket Médio das compras realizadas em 2013 chega a R$ 359,46;
– 65% dos consumidores que adquiriram produtos por lojas virtuais em 2013 são da região sudeste.
– Maioria das compras virtuais são realizadas por mulheres. De fato, elas são 55% do total de consumidores de e-commerce;
– A faixa etária que mais se destaca nesta modalidade é o grupo entre 25 e 35 anos;
– Entre os fatores que mais se destacam no momento da decisão de compra estão a confiança na loja, com 16%; o preço e o frete grátis, com 14%; e o prazo de entrega, com 13%;
– Vendas a partir de dispositivos móveis representaram, em 2013, 3,6% de todas as transações.
Estatísticas do e-commerce no Brasil: conclusão
Com todos os dados estatísticos apresentados neste artigo, você consegue ter maior conhecimento sobre tudo o que envolve o mercado de e-commerce no Brasil.
O cenário para 2015 se mostra ainda mais favorável para o crescimento das lojas virtuais e de outros sites de comércio eletrônico. Então, cabe aos empreendedores estarem preparados para lucrar por meio da comercialização virtual.
Como abrir uma loja virtual e entrar para o e-commerce?
Quer entrar para o comércio eletrônico? Em caso positivo, leia o check-list que disponibilizamos em seguida. Ele contém um passo a passo que irá lhe guiar ao longo de um desenvolvimento de e-commerce. Confira:
• Estude o setor: para conhecer melhor o e-commerce, leia dois ou três livros de autores diferentes sobre o ramo. Leia também os blogs de e-commerce como o blog da agência e-Plus e fique por dentro das novidades. Faça alguns cursos como os da ComSchool;
• Escolha um nicho: depois de conhecer melhor o mercado e-commerce, escolha um nicho para atuar. Lembre-se de que esse nicho deve alta demanda com pouca oferta. Dessa forma, você terá mais chance de sucesso;
• Faça um planejamento: crie um Plano de Negócios para e-commerce. Ou, se preferir, empregue o método “Startup e-commerce” de empreendedorismo. A diferença entre esses dois métodos é que no primeiro você planeja tudo primeiro e começa a fazer depois. Já no segundo, você aprende fazendo;
• Abra uma empresa: loja virtual precisa de CNPJ, pois só dessa forma é que se poderá passar notas fiscais aos consumidores. Para pode fazer isso, você terá que abrir uma empresa. O primeiro passo fazer isso é escolher o porte. Acesse e leia o artigo “Como abrir uma empresa e-commerce” e saiba mais sobre isso;
• Escolha a plataforma e-commerce: analise as principais plataformas de e-commerce do mercado e escolha aquela com a melhor escalabilidade possível, pois dessa forma você poderá crescer. Afinal de contas, sua loja não ficará pequena para sempre, não é mesmo?
De acordo com o Sebrae, o planejamento aumenta a longevidade e o sucesso de um negócio.
Como fazer a gestão do e-commerce?
Para finalizar, depois de implantar seu e-commerce, você deverá se dedicar a administração do mesmo. Você deverá fazer a gestão do Marketing Digital, da logística, da contabilidade, do RH, etc. Se a loja virtual for pequena (uma empresa MEI, por exemplo), dá para fazer tudo isso sozinho. Mas se ela for grande, então você precisará de uma equipe. Pense nisso!