E-commerce Roman Originals lucra com vestido polêmico

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Mistério, piadas e viralização produzem milhões de comentários no Twitter e Facebook, geram mais de 1 milhão de acessos na loja virtual e aumentam as vendas da empresa em 4 vezes

vestido-azul-preto

Era noite de quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015, quando uma senhora britânica mostrou à sua filha e ao seu genro a foto de um vestido listrado com o qual pretendia ir ao casamento dos dois. Nesse momento, os noivos começam a discordar sobre a cor do tecido. A filha, então, resolveu pedir a opinião de seus amigos do Facebook, o que gerou um pequeno debate entre eles.

Uma das amigas da noiva, a jovem cantora escocesa de música folk, Caitlin McNeill, foi mais além. Ela postou a foto do vestido na página da agenciadora de talentos Sarah Weichel , no Tumblr. “Pessoal, me ajudem”, pediu, “Este vestido é branco e dourado ou azul e preto?”.

Não demorou a que sites como o BuzzFeed reproduzissem a dúvida – com manchetes como “What colors are this dress?” –, que também se espalhou como um vírus por centenas de outros sites, blogues, portais, redes sociais, estações de rádio, mídias impressas e canais de televisão mundo afora e, talvez, até mesmo, fora dele.

Artistas de renome internacional entraram no debate via web. “Para ti, ¿de que color es este vestido?”, questionou Ricky Martin. “Afinal gente, qual é a cor deste vestido? Não vou conseguir dormir sem essa resposta”, publicou Miley Cyrus”. E, se houvesse se pronunciado, talvez Cindy Lauper tivesse cantado algo sobre “True colors ”, quem sabe com acompanhamento do Phil Collins (brincadeira rs).

Mas o ponto aqui é que tanto mistério, polêmica e viralização produziram bons resultados para a Roman Originals:

• Mais de 10 milhões de comentários no Twitter;
• Mais de 10 mil tuítes por minuto (no pico);
• Mais de 1 milhão de acessos na loja virtual da Roman Originals;
• Aumento de 347% nas vendas do modelo azul do vestido.

Não sei se alguém pensou no assunto e ainda não sei se vale a pena, mas pegar carona nesta polêmica por meio de uma campanha de links patrocinados para e-commerce com palavras-chave como “vestido azul e preto”, “vestido Roman Originals” não seria uma boa para alavancar as vendas? Bem, isso é só um pensamento alto. Ainda não tenho essa resposta.

Mas e quanto ao polêmico vestido? Afinal de contas, ele é azul, preto, dourado, branco? Essa resposta eu tenho: ele é azul e preto, conforme explicação fornecida pelo site Wired . Tamanha dúvida foi gerada por uma ilusão de ótica.

Mas se você gostou mais do branco e dourado, não se preocupe, pois a Roman Originals já tem planos para fabricá-lo e comercializá-lo pela bagatela de R$ 220,00.