E-commerce chat é um recurso de comunicação que permite que um vendedor ou um administrador de uma loja virtual como a sua possa conversar em tempo real com um visitante.
Vantagens do e-commerce chat
Como já estudado na Jornada do Comprador, uma pessoa passa pelas fases de conscientização, ponderação, decisão, filiação e fidelização durante as compras no e-commerce e o chat pode ser útil principalmente nas três primeiras etapas por vários motivos:
• Humanização:
Os usuários que estão em fase de conscientização, ponderação e decisão de compra precisam tirar dúvidas e não há nada melhor do que fazer isso conversando com pessoas reais em tempo real, o que é exatamente o que o e-commerce chat proporciona.
• Credibilidade:
Da humanização decorre a credibilidade, que torna a sua loja virtual e o seu negócio e-commerce como um todo mais digno de confiança. As pessoas sempre vão querer saber quem está por trás das operações, pois isso ameniza o receio que elas têm quanto às questões de segurança na internet.
• Redução da ansiedade:
Às vezes, os visitantes da sua loja virtual podem estar tão ansiosos para tirar dúvidas sobre produtos que esperar não é uma opção. Então, quando você mantém um chat online, eles podem tirar dúvidas mais rapidamente e, o que é melhor, por meio de uma assistência pessoal que proporciona credibilidade.
Ao humanizar a sua loja virtual desta maneira, você poderá aumentar o lead scoring dos consumidores indecisos e leva-los à efetivação de uma compra.
E-commerce chat nos momentos de micro-tédio
É importante trabalhar com chats que funcionam não apenas no computador de mesa, mas também nos dispositivos mobile. Você sabe por quê?
A resposta é que desta forma você conseguirá manter diálogos sobre produtos também com aquelas pessoas que estão em momentos de micro-tédio nas filas de mercados, aeroportos, nos transportes públicos, etc., em que geralmente estão utilizando smartphones.
Mais humanização e proximidade
Concluindo, descubra como instalar um bom e-commerce chat na sua loja online e mantenha-se próximo dos seus consumidores onde quer que eles estejam (seja em casa, na fila do ônibus ou em outro lugar) por meio de um atendimento mais humano.