Drones e robôs disputam espaço na logística e-commerce

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Multinacionais se esforçam para inovar e otimizar serviços de entrega

Drones e robôs disputam espaço na logística e-commerce

Quando o assunto é logística e-commerce, grandes corporações como a Google e a Amazon têm feito experiências cada vez mais frequentes com robôs e drones, aparelhos que ainda têm muitos obstáculos para se afirmarem no setor.

A seguir, apresento algumas dessas empreitadas. Poucas delas estão em plena utilização e outras ainda estão em fase de testes. Confira:

–  Ano de 2014

A Amazon instalou, em dez de seus armazéns nos EUA, mais de 15 mil robôs Kiva de 145 quilos cada, os quais se movem sobre rodas, são mais ágeis na separação de pedidos e, assim, reduzem os custos operacionais.

– Ano de 2015

O e-commerce chinês Alibaba fez testes de distribuição de mercadorias por meio de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), mais conhecido como drone. Atualmente, Google e Wal-Mart também têm feito testes do tipo.

– Ano de 2016

A Starship Technologies expõe (na Arena 02, em Greenwich) um robô que trafega pelas calçadas com a finalidade de fazer entregas de pedidos feitos em lojas físicas e/ou lojas virtuais diretamente aos consumidores.

Iniciativas como estas são, sem dúvida, trabalho para organizações de grande porte, as quais têm muito capital para investir. Mas enquanto essas inovações não se propagam, as lojas virtuais médias e pequenas como a sua não podem parar no tempo. Elas precisam reduzir custos e aumentar os lucros para sobreviver. Para que você possa fazer isso, recomendo essas duas ferramentas:

– Otimização do Modelo de Negócios

Otimização da Cadeia de Valor

Como você pode perceber, ainda que por enquanto não possa contar com drones e robôs para lhe ajudar na logística e-commerce, há sempre um jeito de melhorar o seu negócio, lucrar e crescer.