Nas campanhas de links patrocinados e de conteúdo SEO é essencial encontrar meios para a redução de custos e, assim, melhorar os resultados do seu site e do seu blog e-commerce. Antes de reduzir custos, porém, é preciso medir.
Nestas circunstâncias é que se devem usar métricas como o Bounce Rate e a Taxa de Saída, que podem ser analisadas via programas como o Google Analytics. Vejamos, a seguir, do que se trata cada uma delas:
– Bounce Rate
Também chamada de “Taxa de Rejeição”, a Bounce Rate é uma métrica que expõe a quantidade de vezes que os internautas entraram em uma única página da sua loja virtual ou blog e-commerce e saíram sem inspecionar outras páginas.
– Taxa de Saída
É a métrica que expressa o número de vezes que os internautas abandonam uma determinada página depois de já terem visitado outras páginas do seu site ou blog e-commerce. Ela mostra a ineficiência da última página visitada.
Ambas as taxas são expressas em porcentagem. Quanto mais próximas de 0%, maior é a eficiência da página. E, ao contrário, quanto mais próximas de 100%, menor é a eficiência da página.
Estes números, no entanto, não podem ser observados superficialmente. A análise deles requer um pouco de reflexão. Em muitos casos, internautas que já são seus fregueses entram em uma única página do seu blog apenas para ler o último post ou em uma única página da sua loja virtual para dar uma espiada em um lançamento de produto e logo vão embora, o que é computado como Bounce Rate. Neste caso, a Analytics não dá a conhecer que estes já são visitantes fidelizados.
Para ter uma visão mais realista, vale a pena verificar como se comportam os internautas de primeira viagem, isto é, aqueles que acessam as suas páginas pela primeira vez. Se a taxas destes visitantes forem ruins, você deve se preocupar e criar meios para otimizá-las.
Quando a eficiência destas taxas é boa, a qualidade dos links patrocinados melhora e o seu Custo por Clique diminui; a qualidade dos posts aumenta e, com isso, o posicionamento SEO nos resultados de pesquisas de sites buscadores e a fidelização também.