Muito usados nos círculos internos de pequenas, médias e grandes empresas para selar o relacionamento com os fornecedores e compradores, os brindes também podem ser empregados no contexto das lojas virtuais.
O fato é que oferecer brindes é uma forma de deixar transparecer o seu cuidado, o seu grau de dedicação e a sua capacidade de ampliar o valor (não o preço) de um produto para os seus clientes.
Por essas e outras, os brindes são fundamentais para fidelizar seus consumidores e transformá-los em fregueses. Observe, a seguir, algumas dicas para fazê-lo:
Pesquise seu cliente
Antes de fidelizar, você precisa entender o seu consumidor, isto é, saber mais sobre os desejos e anseios dele. Uma dica para conhecê-lo melhor é realizar pesquisas periódicas. Nestas pesquisas, ofereça um brinde como um ingresso para teatro, uma caneta, uma caneca, um chaveiro ou outro produto (que pode ser de merchandising) como compensação pelo tempo gasto por ele para responder seu questionário. Assim, além de conseguir o que precisa, você ainda estreita o relacionamento.
Clientes antigos
Escolha os seus melhores fregueses antigos e lhes presenteie com um brinde simples, o que lhes deixará surpresos por você ter lembrado deles. A maioria retribuirá com boas indicações e referências. E o mais importante é que eles continuarão comprando com você.
Clientes novos
Selecione os seus melhores clientes novatos e lhes presenteie com um brinde, o qual irá cimentar o início desta nova relação comercial. Quanto mais elaborado for o brinde, maiores as chances de você cativar o novo consumidor.
Datas comemorativas
Se você tem uma loja virtual de nicho como as que vendem produtos somente para advogados, jornalistas, médicos ou outro ofício, ofereça um brinde especial no dia da profissão. Isso demonstrará o seu zelo pelo trabalho dos seus clientes, o que contará muitos pontos em termos de fidelização.
Surpresa!
Insira um brinde personalizado dentro do pacote dos clientes que fizeram uma compra no seu site e-commerce. Eles terão uma grande surpresa e ficarão muito gratos em terem descoberto a sua loja. Adivinha se eles voltarão para comprar mais?
No final das contas, os brindes funcionam como aquele brinquedo que você lança com as mãos e ele volta com a mesma força, ou seja, eles são como uma relação onde o retorno é proporcional ao envio. Por isso, tome o cuidado de enviar boas vibrações sempre para conquistar e fidelizar os consumidores da sua loja virtual.