Lentidão no m-commerce: saiba quantos clientes você perde com isso

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Ferramenta do Google mostra perda estimada durante o carregamento de páginas

Lentidão no m-commerce causa perdas de clientes
Lentidão no m-commerce causa perdas de clientes

Quer saber se a sua loja virtual m-commerce é rápida ou lenta? Saiba que uma ferramenta desenvolvida pela empresa Google oferece um relatório completo sobre a velocidade ou lentidão no m-commerce, isto é, na sua loja virtual em apenas 30 segundos. Confira em seguida!

COMO MEDIR A LENTIDÃO NO M-COMMERCE

Medir a lentidão no m-commerce é fácil. Tudo o que você tem a fazer é abrir o Test My Site, inserir a URL da sua loja virtual no campo indicado e apertar a tecla “Enter”. Pronto! Logo depois disso, a ferramenta começa a analisar o desempenho do seu m-commerce em aspectos como:

  • Conexão 3G
  • HTML/CSS
  • JavaScript
  • Usabilidade
  • Velocidade
  • Compactação

Além disso, o recurso Test My Site também verifica sites semelhantes, informações que são utilizadas para fins de comparação da sua loja com outras lojas do mesmo ramo.

Relatórios sobre lentidão no m-commerce

No final da verificação, a ferramenta emite um relatório estatístico para os seguintes itens:

  • Tempo de carregamento
  • Percentual de perda de visitantes devido ao tempo de carregamento
  • Comparação com outras empresas do setor

Dicas para melhorias

O recurso também lhe dá a opção para você receber um relatório por e-mail, o qual oferece uma lista de dicas (com links informativos) para você reduzir o peso das páginas do seu m-commerce e, assim, torná-lo mais ágil. Dentre essas dicas estão ações como:

  • Compactar imagens
  • Habilitar armazenamento em cache do navegador
  • Eliminar códigos JavaScript e CSS que bloqueiam renderização acima da dobra
  • Evitar redirecionamentos
  • Carregar conteúdo visível antes dos arquivos CSS e JavaScript
  • Reduzir tempo de resposta do servidor

CONCLUSÃO

Ora, sabemos que a praticidade é relevante para 81% dos consumidores m-commerce e a agilidade o é para 71% deles, então, é muito importante que você habitue-se a verificar e otimizar essas características da sua loja virtual.

Enfim, quer conhecer mais ferramentas de teste para o seu m-commerce? Pois acesse o artigo “5 dicas de otimização da sua loja virtual ao índice mobile first do Google” e tenha acesso a mais 5 recursos para analisar e otimizar as suas páginas!