Cadeia de Valor é um termo concebido ao longo da década de 1980 pelo professor de Administração e Economia da Harvard Business School, Michael Eugene Porter, para denominar o conjunto de atividades realizadas por uma empresa, as quais têm o intuito de agregar valor a um produto ou serviço para o consumidor final.
Neste contexto, entenda “valor” como a importância que um produto ou serviço representa para o consumidor. Esta importância deve ser maior do que a que a empresa utilizou para produzi-los. Isso é o que, efetivamente, vai gerar lucro e competitividade para a organização.
Segundo Porter, uma empresa (a qual pode ser a sua loja virtual, por exemplo) pode agregar valor a um produto ou serviço em todo e qualquer ponto da chamada Cadeia de Valor, que é composta por:
• Atividades primárias
São os trabalhos relacionados diretamente com a produção ou transformação do produto ou serviço. Por exemplo: operações, logística interna e externa, Marketing e vendas, serviço de pós-venda.
• Atividades secundárias
São os trabalhos de apoio às atividades primárias, dentre os quais se incluem os de compras, recursos humanos, tecnologia e infraestrutura.
Ao analisar cada etapa da Cadeia de Valor do seu negócio e-commerce, você poderá descobrir vantagens de custo (soluções mais econômicas que as utilizadas pelos seus concorrentes) e vantagens de diferenciação (soluções em produtos e serviços que ofereçam maior redução das dores e melhor desempenho aos consumidores).
A soma de todos os “pequenos” valores conquistados ao longo da cadeia proporcionará para a sua empresa (no final das contas) uma grande vantagem competitiva em relação aos e-commerces concorrentes. Isso, por sua vez, o fará conquistar mais clientes e obter mais lucro.