Chamamos de Histórico do Cliente (HC) a lista de atividades realizadas por um consumidor ao longo do tempo no contexto de sua relação com um negócio e-commerce.
Essa lista pode incluir quantas vezes esse cliente comprou ou quantas vezes ele praticou o abandono de carrinho, entre outras informações, as quais podem ser usadas pelo lojista para melhorar a Customer Experience (CX) e/ou a User Experience (UX) e, assim, vender mais.
Para usar o HC, o lojista precisa que o cliente se cadastre em sua loja virtual. Algumas plataformas e-commerce como a Vtex contam com um recurso que viabilizam o cadastro via:
– Facebook, Google+ ou outra rede social
– E-mail e senha
– Chave de acesso rápido por e-mail
Posteriormente, o administrador da loja virtual poderá requerer outros dados do cliente, tais como o seu nome completo, a profissão na qual ele atua, o número de seu telefone, o seu e-mail, a data de seu aniversário, o seu endereço, etc.
Uma vez que o cliente tenha sido cadastrado, você lojista poderá monitorar seu HC e, a partir disso, obter dados importantes como:
– O número de compras
– A frequência com que as compras são feitas
– Última vez em que o cliente fez um pedido
– O número de abandonos de carrinhos
– As últimas compras
– Quantia gasta por períodos
– O número/frequência de retornos/acessos à loja virtual
– O ciclo de vida e a fidelização
Ao monitorar o HC é possível obter feedbacks/insights sobre o seu mix de produtos, reconhecer quem são os seus melhores clientes, oferecer cupons de descontos e outras promoções para consumidores específicos.
O HC também lhe permitirá fidelizar os seus consumidores. Para isso, basta lhe enviar mensagens/brindes em datas especiais como no dia de seus aniversários, dia de suas profissões ou aniversário de suas cidades, além de realizar ofertas do tipo cross-selling e upselling via E-mail Marketing.