Como usar o Histórico do Cliente para vender mais na sua loja virtual?

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Informações valiosas com as quais você pode otimizar o seu e-commerce

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Chamamos de Histórico do Cliente (HC) a lista de atividades realizadas por um consumidor ao longo do tempo no contexto de sua relação com um negócio e-commerce.

Essa lista pode incluir quantas vezes esse cliente comprou ou quantas vezes ele praticou o abandono de carrinho, entre outras informações, as quais podem ser usadas pelo lojista para melhorar a Customer Experience (CX) e/ou a User Experience (UX) e, assim, vender mais.

Para usar o HC, o lojista precisa que o cliente se cadastre em sua loja virtual. Algumas plataformas e-commerce como a Vtex contam com um recurso que viabilizam o cadastro via:

– Facebook, Google+ ou outra rede social

– E-mail e senha

– Chave de acesso rápido por e-mail

Posteriormente, o administrador da loja virtual poderá requerer outros dados do cliente, tais como o seu nome completo, a profissão na qual ele atua, o número de seu telefone, o seu e-mail, a data de seu aniversário, o seu endereço, etc.

Uma vez que o cliente tenha sido cadastrado, você lojista poderá monitorar seu HC e, a partir disso, obter dados importantes como:

– O número de compras

– A frequência com que as compras são feitas

– Última vez em que o cliente fez um pedido

– O número de abandonos de carrinhos

– As últimas compras

– Quantia gasta por períodos

– O número/frequência de retornos/acessos à loja virtual

– O ciclo de vida e a fidelização

Ao monitorar o HC é possível obter feedbacks/insights sobre o seu mix de produtos, reconhecer quem são os seus melhores clientes, oferecer cupons de descontos e outras promoções para consumidores específicos.

O HC também lhe permitirá fidelizar os seus consumidores. Para isso, basta lhe enviar mensagens/brindes em datas especiais como no dia de seus aniversários, dia de suas profissões ou aniversário de suas cidades, além de realizar ofertas do tipo cross-selling e upselling via E-mail Marketing.