Como usar geolocalização para vender mais no e-commerce?

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Saber a posição do seu público-alvo pode aumentar seu lucro

Como usar geolocalização para vender mais no e-commerce

Geolocalização é a ação de descobrir a posição geográfica de um determinado aparelho e consequentemente de seu usuário utilizando-se de tecnologias como:

– IP

O Internet Protocol (IP) é um número que cada computador recebe ao ser conectado à internet, o qual identifica a posição e o horário.

– GPS

O Global Positioning System (GPS) é um sistema que permite localizar aparelhos por meio de sinais via satélite.

– Wi-Fi

O Wireless Fidelity (Wi-Fi) é uma tecnologia de comunicação que permite acesso à internet em locais específicos sem a necessidade de fios.

– Torres de celular

As torres de telefonia celular contam com transmissores e receptores de sinais de rádio e possuem Ids (Identificações) de posicionamento.

– Sensores

Aparelhos podem ter vários sensores, tais como os smartphones que, além do GPS, vêm com magnetômetros que auxiliam na geolocalização.

– Sistema indoor

Emprega Wi-Fi, magnetômetro e acelerômetro para localizar aparelhos dentro de ambientes fechados, onde o desempenho do sinal GPS é ruim.

– MAC

O Media Access Control é uma identificação exclusiva usada para conectar e controlar o acesso de dispositivos em uma rede de computadores.

Por meio dos dados provenientes de uma ou mais dessas tecnologias de rastreamento é possível conhecer a posição geográfica de um computador fixo como um desktop e/ou aparelhos móveis como notebooks, netbooks, tablets, smartphones, relógios inteligentes, etc.

No comércio eletrônico, essas informações podem ser utilizadas para saber onde estão e como se comportam os públicos-alvo e, além disso, lhes oferecer produtos que esses públicos desejam. Eis algumas formas de se fazer isso:

– Segmentação geográfica

Você pode segmentar as suas campanhas de SEO e de links patrocinados para e-commerce para uma determinada região.

– Mundo afora

É possível usar os IPs para identificar de qual país é o usuário e, assim, criar campanhas de SEO internacional.

– Análise de comportamentos

Pode-se, por exemplo, saber quais lugares os usuários curtem mais com base nos check-ins que eles realizam com suas tecnologias móveis.

– Logística e-commerce

É possível criar sistemas de localização para entrega mais eficientes, tais como os polígonos utilizados pela plataforma e-commerce Vtex.

Um bom administrador de e-commerce vai sempre se preocupar em coletar dados como esses. Ele vai utilizar diferentes softwares e aplicativos para isso. No final, ele incluirá as estatísticas no seu rol de inteligência de vendas, tal como descrevo no artigo “Top five das tendências e-commerce para 2016”.

Como colocar tudo isso em prática? O primeiro passo é conhecer mais sobre as possibilidades do uso da geolocalização no e-commerce. Coisas novas sobre o tema surgem dia após dia, tal como menciono no post “Loja física integrada à loja virtual poderá anunciar no Google Maps”, por exemplo.

O segundo passo é reunir a sua equipe e criar um planejamento antes de partir para qualquer ação. Depois de fazer isso, aplique seu plano de ação, confira os resultados e faça as otimizações necessárias até chegar perto da perfeição, o que lhe conferirá uma vantagem competitiva e lhe ajudará a aumentar seu lucro.