Geolocalização é a ação de descobrir a posição geográfica de um determinado aparelho e consequentemente de seu usuário utilizando-se de tecnologias como:
– IP
O Internet Protocol (IP) é um número que cada computador recebe ao ser conectado à internet, o qual identifica a posição e o horário.
– GPS
O Global Positioning System (GPS) é um sistema que permite localizar aparelhos por meio de sinais via satélite.
– Wi-Fi
O Wireless Fidelity (Wi-Fi) é uma tecnologia de comunicação que permite acesso à internet em locais específicos sem a necessidade de fios.
– Torres de celular
As torres de telefonia celular contam com transmissores e receptores de sinais de rádio e possuem Ids (Identificações) de posicionamento.
– Sensores
Aparelhos podem ter vários sensores, tais como os smartphones que, além do GPS, vêm com magnetômetros que auxiliam na geolocalização.
– Sistema indoor
Emprega Wi-Fi, magnetômetro e acelerômetro para localizar aparelhos dentro de ambientes fechados, onde o desempenho do sinal GPS é ruim.
– MAC
O Media Access Control é uma identificação exclusiva usada para conectar e controlar o acesso de dispositivos em uma rede de computadores.
Por meio dos dados provenientes de uma ou mais dessas tecnologias de rastreamento é possível conhecer a posição geográfica de um computador fixo como um desktop e/ou aparelhos móveis como notebooks, netbooks, tablets, smartphones, relógios inteligentes, etc.
No comércio eletrônico, essas informações podem ser utilizadas para saber onde estão e como se comportam os públicos-alvo e, além disso, lhes oferecer produtos que esses públicos desejam. Eis algumas formas de se fazer isso:
– Segmentação geográfica
Você pode segmentar as suas campanhas de SEO e de links patrocinados para e-commerce para uma determinada região.
– Mundo afora
É possível usar os IPs para identificar de qual país é o usuário e, assim, criar campanhas de SEO internacional.
– Análise de comportamentos
Pode-se, por exemplo, saber quais lugares os usuários curtem mais com base nos check-ins que eles realizam com suas tecnologias móveis.
– Logística e-commerce
É possível criar sistemas de localização para entrega mais eficientes, tais como os polígonos utilizados pela plataforma e-commerce Vtex.
Um bom administrador de e-commerce vai sempre se preocupar em coletar dados como esses. Ele vai utilizar diferentes softwares e aplicativos para isso. No final, ele incluirá as estatísticas no seu rol de inteligência de vendas, tal como descrevo no artigo “Top five das tendências e-commerce para 2016”.
Como colocar tudo isso em prática? O primeiro passo é conhecer mais sobre as possibilidades do uso da geolocalização no e-commerce. Coisas novas sobre o tema surgem dia após dia, tal como menciono no post “Loja física integrada à loja virtual poderá anunciar no Google Maps”, por exemplo.
O segundo passo é reunir a sua equipe e criar um planejamento antes de partir para qualquer ação. Depois de fazer isso, aplique seu plano de ação, confira os resultados e faça as otimizações necessárias até chegar perto da perfeição, o que lhe conferirá uma vantagem competitiva e lhe ajudará a aumentar seu lucro.