Lovemark é nada mais nada menos do que uma marca que ganhou a confiança, o respeito e o amor do consumidor ao ponto em que se tornou insubstituível, por mais que a marca do concorrente seja efetivamente melhor. É a teoria que, se colocada em prática, garantirá uma vida longa ao seu e-commerce.
Em outras palavras, Lovemark é aquela que obtém de seus consumidores uma fidelidade além da razão, isto é, que o faz comprar e ser solidário mesmo que existam mil argumentos contrários. A título de exemplo, pense na relação de fidelidade que há entre:
• Os grandes clubes de futebol e suas torcidas;
• As religiões e seus fiéis;
• Os partidos políticos e seus adeptos.
Dificilmente as pessoas trocam de time de futebol, de religião ou de partido político, mesmo que os problemas mais cabeludos surjam pelo caminho, pois elas cultivam em relação a estas “marcas”, uma fidelidade além da razão.
De acordo com o CEO da agência de Marketing Saatchi & Saatchi e autor do livro “Lovemark’s: o futuro além das marcas”, Kevin Roberts, para criar este “campo gravitacional” que ele denomina “fidelidade além da razão” são necessários 3 ingredientes (que podem ser aplicados no e-commerce):
• Mistério: é o ato de contar histórias do passado, presente e futuro, dos heróis, dos ícones e dos mitos da empresa com o objetivo de potencializar sonhos e inspirar os consumidores para a superação do impossível. Essas histórias podem ser contadas por meio de vídeos, comerciais e blogs da sua loja virtual (o que também contribuirá com o SEO ), entre outras formas de apresentação;
• Intimidade: é o ato de criar compromisso, empatia e paixão, o que pode ser desenvolvido por meio de relacionamentos de longo prazo como os realizados por vendedores externos e por meio do funil de vendas de Marketing Digital e campanhas de E-mail Marketing para e-commerce;
• Sensualidade: é o ato de adaptar a sua marca aos 5 sentidos humanos (visão, audição, tato, paladar e olfato). A Intel, por exemplo, tem um som peculiar que nos faz lembrar dela. Já a Natura nos conquista pelo cheiro. Há empresas, que não trabalham com perfumes, mas investem em Marketing Olfativo. Os grandes restaurantes, por sua vez, captam nossa atenção pelo paladar. O tato está presente em diferentes produtos como a textura diferenciada da capa de um livro, de um revestimento de parede, de uma embalagem ou em um cosmético que rejuvenesce a pele. A visão, por sua vez, é o sentido mais usado e é parte de todas as campanhas de Marketing que envolvem as marcas, o que vai desde a estética do seu logotipo até aos seus últimos lançamentos no mercado.
Então, a estratégia para transformar o seu e-commerce em uma lovemark é esta: invista em “mistério”, “sensualidade” e “intimidade”. Isto é o que, basicamente, lhe proporcionará uma fidelidade além da razão por parte de seus clientes.