A importância do design para e-commerce não está apenas nos fatos de que ele proporciona mais beleza e atração às lojas virtuais, mas também na padronização, que unifica as embalagens, os sites, os logotipos e toda a comunicação da empresa.
Esta unificação cria uma identidade visual que, com o tempo, se consolida na mente do consumidor até transformar a marca em sinônimo de solução para determinados problemas que ele enfrenta em seu cotidiano. Em resumo, o design é imprescindível no processo de fidelização de clientes.
Para usar a Teoria do Design no e-commerce, é necessário dominar alguns princípios como:
• Aplicação das cores: as cores influenciam os consumidores;
• Alinhamento: conexão organizada entre um item e outro numa cena;
• Balanço: distribuição equânime dos itens numa cena;
• Contraste: combinação de itens diferentes numa cena;
• Proximidade: aproximação de itens similares numa cena;
• Repetição: um item que se repete em todas as cenas;
• Proporção: itens com dimensões e volumes equivalentes.
Estes e outros princípios devem ser trabalhados de uma maneira tal que facilite o uso da loja virtual. Abaixo, três frases famosas que traduzem bem este conceito:
“A simplicidade é a sofisticação máxima” – Leonardo da Vinci
“No meio da confusão, encontre a simplicidade. A partir da discórdia, encontre a harmonia. No meio da dificuldade reside a oportunidade” – Albert Einstein
“Este é um dos meus mantras: foco e simplicidade” – Steve Jobs
Aplique, portanto, a Teoria do Design para fazer das cores, das fotografias, da diagramação do conteúdo, do layout e outros elementos não somente um belo chamariz, mas um meio de melhorar a usabilidade da sua loja virtual. “Design não é apenas a aparência de um produto. Design é como ele funciona”, aconselha Jobs.