Neste mundo pós-moderno no qual vivemos há múltiplos tipos de consumidores, cada qual com estilos e hábitos de compras diversificados que precisam ser levados em conta na hora de criar um comércio eletrônico integrado, tarefa esta que pode ser realizada por meio de uma plataforma e-commerce Omni-channel.
Só um sistema Omni-channel é capaz de fazer o seu negócio abarcar aqueles consumidores que:
– Só compram em lojas físicas
– Só compram em lojas virtuais
– Só compram em lojas virtuais via desktop
– Só compram em lojas virtuais via mobile (Mobile first)
– Compram em mais de uma das opções anteriores
– Compram em todas as opções anteriores
Além disso, a plataforma Omni-channel engloba os consumidores que preferem ou que instintivamente iniciam uma compra por canais de comunicação variados como:
– O E-mail Marketing
– O anúncio do tipo links patrocinados para e-commerce
– O Remarketing (reexposição do anúncio patrocinado ao consumidor)
– O conteúdo SEO que aparece nos resultados de pesquisas
– O anúncio da loja física (com QR code) que é pesquisado online
– O anúncio visto na rede social cuja compra é negociada inbox
– O anúncio promocional feito na loja virtual com programação Front-end
– O chat online
– O fórum
– O telefone
– O anúncio da televisão, rádio, impresso ou outro canal de comunicação
Dada a multiplicidade de canais de divulgação e atendimento, novos hábitos de consumo têm surgido dia após dia. Nesse contexto, há consumidores que:
– Compram na loja virtual e vão buscar o produto na loja física
– Compram no e-commerce por assinatura
– Compram na loja virtual e mandam entregar em casa
– Compram na loja virtual e trocam na loja física
– Visualizam preços online enquanto compram na loja física
– Compram na loja virtual e fazem pagamento em dinheiro na entrega
– Compram online, mas como não têm conta bancária, pagam com boleto
– Compram online, mas como não têm conta bancária, pagam na lotérica
Para abarcar todos esses hábitos de maneira eficiente, o empreendedor e-commerce precisa de uma ferramenta multicanal que lhe possibilite integrar sistemas ERP, CRM, WMS, Google Analytics e outros recursos de análises, painéis marketplaces e painéis das lojas virtuais, Mobile Commerce, vendas em quiosques, redes sociais, atendimento online e presencial, cultura organizacional e outros quesitos, ou seja, ele precisa de uma plataforma Omni-channel.
Como uma plataforma multicanal como a Vtex, por exemplo, o empreendedor pode integrar todas as partes de seu negócio para atender os diferentes tipos de consumidores e, assim, vender mais e lucrar mais.
Enfim, uma plataforma e-commerce Omni-channel tem o poder de cercar todos os hábitos e estilos dos consumidores. Ela pode oferecer soluções multicanais de atendimento, logística, integração, marketing, vendas, padronização e outros parâmetros com painel de controle unificado.