Como recuperar carrinhos abandonados no e-commerce

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Confira um passo a passo para otimizar a experiência de compra na sua loja virtual

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Abandono de carrinho é o nome dado à experiência de compra em uma loja virtual, na qual o consumidor separa os produtos, mas desiste de fechar negócio sem motivo aparente.

Como o motivo não é aparente, a primeira coisa que você empreendedor precisa fazer para solucionar esse problema é descobrir as causas e, na sequência, criar um plano de ação, partir para a prática, avaliar as ações e reiniciar o processo, tal como explico a seguir, confira:

1- Identifique as causas:

O abandono de carrinho pode ocorrer por diversos motivos, dentre os quais:

– A falta de opções de pagamento

– O valor do frete muito alto

– A burocracia na hora de realizar um cadastro no site

– A comunicação ruim dos botões e banners

– A reputação ruim

– A falta de segurança

– Problemas de lentidão

– Problemas de escalabilidade

User Experience (UX) ruim

– Customer Experience (CX) ruim

Use ferramentas de análise, Site Clinic ou Grupo Focal, entre outros recursos, para entender as causas.

2- Crie um plano de ação:

Depois de identificar os motivos do abandono de carrinho, desenvolva um plano de ação. Se o motivo é um botão com duplo sentido, reflita se vale a pena envolver os setores de comunicação e programação Front-end da sua empresa ou de uma agência de Marketing Digital parceira para sanar o problema.

3- Parta para a prática:

Feito o plano de ação, parta a para prática. Entre em contato com os setores responsáveis e faça as otimizações acontecerem. Certifique-se de que os serviços de manutenção sejam bem executados. Dê um tempo para que as atualizações possam ser usadas pelos consumidores.

4- Avalie as ações:

Compare as estatísticas de antes e depois da implantação das melhorias. Verifique se o abandono de carrinho aumentou, diminuiu ou zerou. Se a taxa de abando chegou a 0%, não há com o que se preocupar. Porém, se ela ainda estiver muito alta, reinicie o processo de identificação das causas.

5- Reinicie o processo:

Sempre que a taxa estiver muito alta, reinicie o processo de identificação das causas do abandono de carrinho na sua loja virtual. Refaça esse processo até que o percentual de abandono seja tão pequeno que não cause impacto negativo nos seus lucros.

Vídeo: 10 formas de diminuir o abandono de carrinho no e-commerce

Recentemente, o Sebrae avaliou que 38% dos e-consumidores brasileiros desistem de comprar depois de já terem selecionado produtos em uma loja online, o que é uma taxa bastante alta e que causa um verdadeiro estrago aos e-commerces.

Caso você não tenha tempo para realizar as tarefas de otimização listadas neste artigo, recomendo que contrate uma equipe de Back Office ou uma consultoria e-commerce para otimização de loja virtual. Além de diminuir o abandono de carrinho, esses serviços poderão lhe ajudar a melhorar outros aspectos importantes do seu comércio eletrônico.