Abandono de carrinho é o nome dado à experiência de compra em uma loja virtual, na qual o consumidor separa os produtos, mas desiste de fechar negócio sem motivo aparente.
Como o motivo não é aparente, a primeira coisa que você empreendedor precisa fazer para solucionar esse problema é descobrir as causas e, na sequência, criar um plano de ação, partir para a prática, avaliar as ações e reiniciar o processo, tal como explico a seguir, confira:
1- Identifique as causas:
O abandono de carrinho pode ocorrer por diversos motivos, dentre os quais:
– A falta de opções de pagamento
– O valor do frete muito alto
– A burocracia na hora de realizar um cadastro no site
– A comunicação ruim dos botões e banners
– A reputação ruim
– A falta de segurança
– Problemas de lentidão
– Problemas de escalabilidade
– User Experience (UX) ruim
– Customer Experience (CX) ruim
Use ferramentas de análise, Site Clinic ou Grupo Focal, entre outros recursos, para entender as causas.
2- Crie um plano de ação:
Depois de identificar os motivos do abandono de carrinho, desenvolva um plano de ação. Se o motivo é um botão com duplo sentido, reflita se vale a pena envolver os setores de comunicação e programação Front-end da sua empresa ou de uma agência de Marketing Digital parceira para sanar o problema.
3- Parta para a prática:
Feito o plano de ação, parta a para prática. Entre em contato com os setores responsáveis e faça as otimizações acontecerem. Certifique-se de que os serviços de manutenção sejam bem executados. Dê um tempo para que as atualizações possam ser usadas pelos consumidores.
4- Avalie as ações:
Compare as estatísticas de antes e depois da implantação das melhorias. Verifique se o abandono de carrinho aumentou, diminuiu ou zerou. Se a taxa de abando chegou a 0%, não há com o que se preocupar. Porém, se ela ainda estiver muito alta, reinicie o processo de identificação das causas.
5- Reinicie o processo:
Sempre que a taxa estiver muito alta, reinicie o processo de identificação das causas do abandono de carrinho na sua loja virtual. Refaça esse processo até que o percentual de abandono seja tão pequeno que não cause impacto negativo nos seus lucros.
Recentemente, o Sebrae avaliou que 38% dos e-consumidores brasileiros desistem de comprar depois de já terem selecionado produtos em uma loja online, o que é uma taxa bastante alta e que causa um verdadeiro estrago aos e-commerces.
Caso você não tenha tempo para realizar as tarefas de otimização listadas neste artigo, recomendo que contrate uma equipe de Back Office ou uma consultoria e-commerce para otimização de loja virtual. Além de diminuir o abandono de carrinho, esses serviços poderão lhe ajudar a melhorar outros aspectos importantes do seu comércio eletrônico.