Os pontos de retirada – também chamados de pick-up store – são locais físicos nos quais os consumidores online poderão retirar os produtos que compraram em uma determinada loja virtual, com grande praticidade.
Trata-se de uma opção ao frete que, por sua vez, possui muitos pontos falhos e difíceis de lidar, tais como o preço e o tempo de entrega, por exemplo, entre outras circunstâncias.
Para trabalhar com pontos de retirada no seu comércio eletrônico, basta integrar a sua loja virtual com a sua rede de lojas físicas. Caso não trabalhe com comércio físico, você poderá optar por terceirizar os pontos de retirada com empresas como a Pegaki.
As vantagens dos pontos de retirada são grandes, confira:
– Mais opções para entrega:
Além da entrega na casa do consumidor, você poderá oferecer vários pontos de retirada próximos para que o consumidor vá até eles e pegue o que comprou.
– Menor custo:
Se o ponto de retirada for próximo de sua residência, o consumidor não terá que pagar ou pagará uma taxa pequena de serviço da empresa terceirizada.
– Menos abandono de carrinho:
Muitos consumidores abandonam o carrinho quando veem que terão que pagar uma fortuna para o frete. Os pontos de entrega reduzem essa possibilidade.
– Menos problemas com a logística reversa:
Nas oportunidades em que o consumidor devolver o produto, ele poderá levar ao ponto de retirada, o que diminui as dificuldades e custos da logística reversa.
– Menos reclamações:
Reclamações devido à demora e/ou não entrega do produto comprado são frequentes e os pontos de retirada podem amenizar isso.
– Menos impacto negativo:
Com menos reclamações por problemas de frete, a sua loja virtual terá menos impacto negativo, melhor reputação e poderá conquistar mais clientes.
– Mais fluxo na loja física:
Se o seu ponto de entrega for em sua rede de lojas físicas, estas terão mais fluxo de pessoas e, consequentemente, mais vendas.
– Mais rapidez na entrega:
Uma das reclamações dos consumidores é a demora na entrega. Com pontos de retirada, porém, eles poderão retirar (em muitos casos) na hora que quiserem.
Os pontos de retirada ainda evitam outro problema corriqueiro, que é a falta de pessoas para o recebimento do produto quando a transportadora chega à residência do consumidor.
Como se pode verificar, os pontos de retirada podem ajudar a sua loja virtual a vender mais, pois tornam as coisas mais rápidas, acessíveis e práticas, tanto para você empreendedor quanto para os compradores online.