São poucos os gestores de lojas virtuais que pensam em comercializar produtos via telefone, afinal de contas, eles não investiram no varejo online para ficarem usando estratégias de vendas “físicas”. O que eles não sabem é que o televendas pode ser muito útil quando associado a um site e-commerce Omni-channel.
Observe, por exemplo, algumas vantagens da integração do televendas com o comércio eletrônico:
– Otimização do telefone
Aquele telefone que só serve para ligar para fornecedores passa a funcionar como uma máquina de vendas, quase com rotina de acompanhamento Hora máquina/Hora homem como em uma fábrica.
– Atendimento técnico
Lojas virtuais sozinhas não podem conversar com consumidores. Só que produtos técnicos pedem diálogo. A Dell, por exemplo, oferece um canal de televendas integrado ao e-commerce para a venda de notebooks.
– Possibilidade de negociação
Lojas virtuais tem um script limitado de negociação. Há descontos padrão para quem paga com boleto ou parcelado no cartão. No entanto, os descontos e alternativas personalizadas só podem ser feitos via telefone.
– Credibilidade
O atendimento pessoal personalizado integrado à loja virtual proporciona melhor reputação ao e-commerce, principalmente junto ao público da terceira idade, que prima pela segurança.
Você pode integrar o televendas com a sua loja virtual via plataforma e-commerce, o que lhe permitirá registrar os operadores, as regras e os scripts, bem como gerar relatórios de pedidos e de desempenho e, a partir disso, criar uma inteligência de televendas, que pode ser incorporada ao Big Data.
Não obstante, é possível trabalhar com televendas ativo e receptivo. No contexto ativo, a plataforma Vtex possui um diferencial, um discador automático acoplado, o que permite fazer ligações automaticamente e distribuí-las entre os atendentes.