Google Adwords é uma plataforma de anúncios patrocinados, os quais são exibidos em destaque (com a etiqueta/nomenclatura “anúncio” nas cores laranja e branco) nos resultados da Rede de Pesquisa (resultados de buscas) e da Rede de Display (sites parceiros) do Google.
Para saber as posições exatas dos resultados de buscas onde esses anúncios são expostos, leia o artigo “Layout do Google Adwords 2016 influenciará o seu e-commerce?”, no qual apresento detalhes importantes a esse respeito.
Cada anúncio patrocinado contém um link que o anunciante poderá usar para conectá-lo à uma home page, squeeze page ou landing page, onde poderá divulgar sua marca, apresentar informações, comercializar um produto, etc.
No geral, a plataforma Google Adwords funciona como um leilão de anúncios patrocinados. Isso tende a fazer com que os anunciantes que pagam mais tenham anúncios posicionados no topo e na primeira página dos resultados de buscas e nos sites parceiros do Google.
O tamanho do orçamento do anunciante para a realização de uma campanha de links patrocinados não é, contudo, a única coisa que define quem vai aparecer ou não nas primeiras posições da Rede de Pesquisa ou da Rede de Display. A qualidade do anúncio também influencia, como nos dá a conhecer o vídeo a seguir:
Sendo assim, para criar campanhas mais vantajosas no Google Adwords, convém:
– Inserir (no anúncio) as palavras-chave que as pessoas usam para chegar ao seu produto;
– Descobrir novos nichos de palavras-chave (que as pessoas usam para chegar ao seu produto) que não estão sendo explorados pelos seus concorrentes;
– Usar palavras-chave com o melhor custo-benefício;
– Evitar que o custo do anúncio ultrapasse a sua margem de lucro sobre o produto que está tentando vender.
Enfim, para se manter nas primeiras posições e obter mais visitas e mais oportunidades de vendas na sua loja virtual, é interessante combinar uma estratégia de anúncios patrocinados do Google Adwords com uma estratégia SEO (conteúdo orgânico) para o seu blog e-commerce.