Confusão. Essa é a palavra que melhor define o modo como as nomenclaturas de determinadas páginas na web são utilizadas em artigos escritos por gurus da internet em seus blogs. Por isso, antes de explicar como fazer uma landing page, farei uma diferenciação, que lhe ajudará a entender melhor o tema:
– Squeeze page: página de captura de e-mails usada em Funil de Vendas;
– Landing page: página de vendas.
Essa diferenciação é fundamental, pois ao ler outros artigos na web, você perceberá que alguns autores tratam squeeze page como landing page, o que no meu modo de ver não é correto.
Sendo, portanto, uma landing page – assunto deste post – destina à venda de um produto ou serviço, ela requer recursos específicos sobre os quais comentarei a seguir:
Como fazer as pessoas chegarem até a sua landing page
Vamos supor que você já tenha terminado o trabalho de “criação de landing page” (o que abordarei mais adiante) e agora precisa divulgá-la para o público-alvo. Como fazer isso? Eis algumas opções:
– Campanhas de E-Mail Marketing com links para a página
– Campanhas de links patrocinados do Google
– Campanhas de links patrocinados do Facebook
– Artigos publicados no seu blog e-commerce com links diretos
– Publicidade impressa com “QR Code” para acesso via mobiles
Como apresentar as propostas de valor do seu produto?
Muito bem, uma imensa quantidade de pessoas já chega à sua landing page por meio dos recursos citados no tópico anterior ou por outros que você achar necessários ou mais convenientes. Agora, a sua página precisa vender.
Para vender é preciso, antes de tudo, ser persuasivo. Por isso, use argumentos de vendas como os seis princípios da persuasão descobertos pelo professor de Psicologia e Marketing da Universidade do Estado do Arizona, Robert Cialdini:
– Reciprocidade: pessoas cooperam quando algo lhes é dado em troca
– Autoridade: pessoas cooperam quando um perito lhe diz o que é o certo
– Atração: pessoas cooperam quando há vínculos de amizade
– Prova social: pessoas cooperam quando todos já estão cooperando
– Consistência: pessoas cooperam quando algo reflete seus valores
– Escassez: pessoas cooperam quando há pouca disponibilidade
Para criar bons gatilhos de vendas estude, também, o Neuromarketing, uma disciplina que aborda dezenas de outros recursos de persuasão, tais como:
– Call-to-action: chamadas para a ação do tipo “compre agora!”
– Padrão circular: início do texto é reforçado no final para evitar dispersão
– Linguagem: a expressão da palavra deve se adequar ao tipo de público
Além dos recursos de Cialdini e do Neuromarketing, você precisa encaixar as descrições do seu e-produto de modo que estas estabeleçam um impacto profundo na mente e no coração de cada e-consumidor. Assim, suas descrições devem:
– Eliminar um ou mais medos do seu público-alvo
– Oferecer soluções que otimizem o desempenho do consumidor
Essencialmente, quando um consumidor entra em uma landing page, ele está tentando encontrar apoios que lhe ajudem a tomar a decisão de comprar. Fornecer-lhes isso é papel dos argumentos de vendas e descrições de vendas.
Softwares para criação de landing pages
Há muitos programas para o desenvolvimento de landing pages no mercado, dentre os quais posso citar o Lead Pages, o Unbounce e a plataforma e-commerce Vtex, por exemplo.
Design e usabilidade
Ao desenvolver uma landing page, tome o cuidado de usar os princípios do Design como o de aplicação das cores, o alinhamento, o balanço, o contraste, a proximidade, a repetição e a proporção, sobre os quais já comentei no post “Como usar a Teoria do Design no e-commerce”.
Saiba que mesmoum único botão pode fazer toda a diferença no Design e-commerce e, mais do que tudo, no desenvolvimento das landing pages dos seus produtos.
Teste A/B
Desenvolva duas ou mais páginas semelhantes do mesmo produto e faça testes A/B com o intuito de verificar quais modelos oferecem melhor conversão de visitantes em compradores.
Coisas que você deve evitar em sua landing page
Seu objetivo é vender muitas unidades de um determinado produto, por isso, sua landing page não deve conter distrações como:
– Menus e botões do site ou outros itens dispersivos
– Anúncios do Google ou de outra empresa
– Menus laterais
– Menus horizontais
– Imagens e vídeos que não tenham vínculo com o produto em questão
Elementos que distraiam o seu consumidor
Script de exemplo para uma landing page
A seguir, proponho um script básico para você montar a sua landing page. Desenvolva cada passo em um sistema de aproximação, conforme a Teoria do Design, para facilitar a compreensão. Confira:
Introdução: venda sempre um único produto em cada landing page
– Passo 01: crie um título e um subtítulo persuasivo para seu produto
– Passo 02: insira provas sociais (diga quantas pessoas já usam o produto)
– Passo 03: mostre como o produto ameniza o medo do consumidor
– Passo 04: insira um botão com a call-to-action (compre agora!)
– Passo 05: cite depoimento de uma autoridade que já usou o produto
– Passo 06: mostre como o produto aumenta o desempenho do consumidor
– Passo 07: insira novamente o botão call-to-action (compre agora!)
-Passo 08: insira argumento de escassez como “só tem mais 10 unidades!”
– Passo 09: argumento de reciprocidade (dê brinde bônus a quem comprar)
– Passo 10: coloque o botão call-to-action (compre agora!) para finalizar
Percebeu como cada passo desse script é um reforço e um apoio para que o seu consumidor tome a decisão de comprar o seu produto? Agora é só fazer com que as pessoas acessem essa página de vendas e faturar!
Lembre-se, no entanto, de que esse é um script de exemplo. Você poderá construir landing pages mais longas ou mais curtas conforme a necessidade. Sempre faça testes para encontrar aquela que lhe proporcionará o maior número de conversões de visitantes em compradores. Boas vendas!