No vocabulário de uma agência de Marketing Digital, promover é elevar um determinado produto a um grau de importância maior do que os demais produtos do catálogo.
Elevar o grau de importância, por sua vez, não é outra coisa senão o ato de aumentar o valor e reduzir o preço do produto para que, desta forma, o consumidor se sinta tentado a compra-lo.
Para realizar promoções em sua loja virtual é necessário, antes de mais nada, trabalhar com uma boa plataforma e-commerce. A Vtex, por exemplo, possibilita a realização de promoções baseadas em CEP, categorias e porcentagens, como já descrevi em “O que é Vtex Pricing?”
Além da capacidade da plataforma, há outros parâmetros que você precisa ficar atento para criar boas promoções. Um desses parâmetros é o tipo, o qual pode ser um entre dezenas, tais como:
– Promoção por amostra
Muito realizada por livrarias online, que oferecem gratuitamente o primeiro capítulo de um livro para que o consumidor possa degustar, perceber o valor da obra e decidir se vai pagar o preço ou não.
– Promoção em datas comemorativas
Datas especiais como o Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Black Friday, entre outras, são uma das melhores chances para você conseguir vender seus e-produtos. Leia “Quais as melhores datas para fazer promoções no e-commerce?” para saber mais sobre isso.
– Apresente um amigo
Diga que o consumidor que apresentar um amigo para a loja obterá um desconto em um determinado produto se o amigo assinar a squeeze page de E-mail Marketing ou se ele também fizer uma compra.
Além dessas possibilidades, há outras como as promoções com brindes, aniversário do consumidor, concursos, relâmpago (que emprega o princípio da persuasão de “escassez” de Cialdini), selos que podem ser trocados por outros produtos, programas de fidelidade e muito mais!