Como elaborar a Missão, Visão e Valores no e-commerce? Quais os benefícios de se realizar tal procedimento? É o que responderei neste artigo. Confira!
Como elaborar a Missão, Visão e Valores no e-commerce: um pouco de teoria
Missão, Visão e Valores são três conceitos que integram a Cultura Organizacional de uma empresa. Portanto, eles são fundamentais para unificar e direcionar os diretores, colaboradores, investidores, fornecedores e até mesmo os consumidores para um destino de sucesso em comum. Basicamente, você poderá desenvolvê-los enquanto elabora o Plano de Negócios da sua loja virtual.
Antes de mais nada, vejamos o que esses conceitos significam:
– Missão:
A Missão é o motivo pelo qual uma empresa existe. A Missão não se modifica ao longo do tempo, isto é, ela é atemporal.
– Visão:
A Visão é o objetivo que uma empresa pretende alcançar em um determinado prazo de tempo. A Visão muda depois que é alcançada, ou seja, ela é temporal.
– Valores:
Os Valores são as qualidades morais e éticas ou os bons modos de agir que a empresa quer que os seus colaboradores tomem parte.
Como elaborar a Missão, Visão e Valores no e-commerce: um pouco de prática
Pois bem, para servir de exemplo para a pequena base teórica que mencionei no tópico anterior, vou criar a seguir a Missão, a Visão e os Valores de uma loja virtual fictícia. Esta loja será chamada “Supimpacampa.com”. Ela é voltada para o comércio de equipamentos para acampamentos. Confira:
– Empresa e-commerce:
Supimpacampa.com
– Missão:
Ajudar as pessoas a redescobrirem, vivenciarem e perceberem a importância da natureza por meio de atividades de acampamento (atemporal)
– Visão:
Tornar-se o maior e-commerce nacional de equipamentos para acampamentos antes do final do ano de 2025 (temporal)
– Valores:
* A natureza é a nossa essência
* O planejamento é o nosso mentor
* A qualidade é o nosso compromisso
* A sustentabilidade é o nosso dever
É importante observar que para concluir a Visão até 2025, como foi estipulado no exemplo, é necessário contar com um Planejamento Organizacional, o qual vai expor o caminho para atingir tal objetivo. Uma vez que essa Visão for concluída, você deverá criar outra em seguida, juntamente com um novo Plano Organizacional. No nosso exemplo, a nova Visão poderia ser algo como: “Tornar-se o maior e-commerce da América Latina no ramo de equipamentos para acampamentos antes do final do ano de 2030”.
Para que esses conceitos funcionem no contexto da sua empresa de e-commerce, você tem que transformá-los em uma cultura. Em outras palavras, você terá que treinar os seus colaboradores todos os dias para que estes possam agir segundo os preceitos da sua Cultura Organizacional. Com o tempo, tanto o treino quanto a cultura em si se tornarão um hábito.
Uma Cultura Organizacional com Missão, Visão e Valores bem integrados é fundamental para unificar os canais de um e-commerce e aumentar a presença deste nas mentes e corações dos colaboradores, fornecedores, investidores e consumidores.