Como diagramar conteúdo SEO e-commerce em Padrão F?

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Truques para facilitar a leitura dos internautas na sua loja virtual

Como diagramar conteúdo SEO e-commerce em Padrão F

Na última semana, publiquei o artigo “O Padrão F na diagramação de conteúdo SEO e-commerce”, no qual mostrei que o modo de leitura da web é diferente do modo de leitura de materiais impressos e alertei o quanto é importante fazer a adaptação da sua loja virtual a essa realidade. Você já leu esse artigo?

Pois bem, agora chegou a hora de lhe explicar quais são os elementos que você deve levar em consideração ao diagramar (em Padrão F) o conteúdo SEO do seu comércio eletrônico. Observe:

– Regras do Design

Na web, as pessoas raramente se dão ao trabalho de ler aqueles blocos enormes de texto que parecem não ter fim. Pior ainda quando esses blocos são dispostos sem espaços entre eles, o que termina por formar um verdadeiro muro de palavras, do qual até os cérebros mais preparados sentem aversão.

 

Para que isso não ocorra com o conteúdo descritivo de produtos na sua loja virtual e com o conteúdo SEO do seu blog e-commerce, leve em conta as regras de Alinhamento, Balanço, Contraste, Proximidade, Repetição, Proporção e Uso das Cores da Teoria do Design.

Tópicos

Dado que os web leitores apenas passam os olhos rapidamente sobre as informações mais importantes de um texto, convém colocar tais informações em destaque nos chamados tópicos.

Parágrafos, frases e palavras

As palavras devem ser as mais usuais possíveis. Nada de rebuscamentos. As frases devem ser curtas para evitar o mau entendimento do conteúdo. Os parágrafos devem ser igualmente curtos para impedir os famigerados blocos de texto. O espaço entre um parágrafo e outro deve ser suficiente para evitar que o cérebro do leitor veja todo o conteúdo como um bloco único de texto, pois se isso ocorrer, ele não vai ficar para ler.

Subtítulos

Os subtítulos quebram os blocos de texto e oferecem uma chance para o leitor respirar, tomar um café e depois voltar para continuar a leitura.

 

Marcadores

Também chamados de “Bullet points”, os marcadores servem para assinalar o início de um tópico ou outro dado importante de um conteúdo SEO. Você pode usar setas, bolinhas, quadradinhos, mãozinhas e/ou outros símbolos e desenhos para isso.

Sublinhados

Traço que se coloca embaixo de uma palavra ou frase a qual o autor quer dar ênfase, o que no contexto de uma loja virtual pode ser, por exemplo, aquela característica que diferencia um produto em relação um produto similar do concorrente.

Grifos

Tem a mesma função dos sublinhados só que, ao invés de inserir um traço, faz-se uma marcação colorida na frase ou palavra, tal como aquelas marcações que se fazem com caneta marca-texto.

Negrito

O recurso “negrito” deve ser usado para reforçar as palavras-chave mais importantes de um texto. Alguns especialistas em Marketing Digital afirmam que o negrito influencia o Google e outros buscadores no trabalho de indexação do conteúdo SEO, por isso, tente marcar apenas as palavras-chave relevantes para o seu negócio (assim você não confunde os robots indexadores).

Box

É uma caixa de texto com Design especial, que é posicionada nos locais mais lidos das páginas web (conforme Padrão F) para destacar uma informação muito importante dentro do conteúdo geral.

Links

Além de serem fundamentais no trabalho de Link Building, os links devem ser posicionados exatamente em cima das palavras-chave (nada mais nada menos) e devem ser facilmente visualizáveis para que o leitor possa reconhecer rapidamente que há dados de suporte para que ele possa entender melhor o conteúdo.

Imagens

Use os princípios da Proximidade e Balanço (vide Teoria do Design) para aproximar imagens, legendas e textos equivalentes e distribuir as figuras de forma harmônica na página.

Lembre-se de que as informações mais interessantes devem ser colocadas no início e no meio da página, nos títulos e subtítulos, nos tópicos e subtópicos de forma objetiva e concisa – evitando-se os blocos de texto – para funcionar bem.

Para finalizar, outro ponto essencial: quando o conteúdo for para o seu blog e-commerce, use uma linguagem mais informativa (sem argumentos de vendas) e quando o conteúdo for para a sua loja virtual, empregue os princípios de Cialdini e do Neuromarketing para forçar o fechamento das vendas, ok?