Trabalho com Marketing Digital há anos, mas sou formado em Análise de Sistemas. Talvez venha daí minha obsessão pelas fórmulas. Já comentei aqui no blog sobre a Mark-Up, ROI e hoje é a vez da fórmula do frete dos Correios.
O cálculo do frete é importante não apenas para o e-consumidor que tenta decidir se compra ou não um produto em uma loja virtual, mas para os administradores de e-commerces, que precisam organizar suas contas.
Antes, porém, de calcular o valor do frete, faz-se necessário descobrir qual é o peso cúbico da mercadoria que, diferentemente do peso físico, engloba o volume da encomenda.
A fórmula para descobrir qual o peso cúbico da sua encomenda é:
(C x L x A) / 6.000
– C é o comprimento em centímetros
– L é a largura em centímetros
– A é a altura em centímetros
– 6.000 é um coeficiente padrão recomendado pela International Air TransportAssociation(Iata)
Como exemplo, vamos supor que você pretenda entregar uma mercadoria com 70 cm de comprimento, 80 cm de largura, 45 cm de altura e peso físico de 37 quilos. Nesse caso, aplicada a fórmula, o peso cúbico será de 42 quilos. Para finalizar, compare o peso cúbico com o peso físico e utilize sempre o maior deles para calcular o frete.
Uma pequena observação: nos casos em que o peso cúbico da mercadoria for menor ou igual a 10 quilos, deverá ser usado o peso físico para efeitos de cálculo do frete.
Assim, de posse do peso cúbico (ou peso físico), basta o administrador e-commerce utilizar um aplicativo dos Correios (que pode ser integrado à sua loja virtual para consulta dos seus e-consumidores) para verificar qual será o preço final e o prazo de entrega de determinada mercadoria.