O Retorno do Investimento, também chamado de ROI (do inglês Return On Investment), é nada mais do que a relação entre a receita (positiva ou negativa) e a quantidade de dinheiro investido em um e-commerce.
A fórmula matemática do ROI pode ser expressa da seguinte forma:
ROI = [(R – I) / I] x 100
Onde:
R é o Retorno
I é o Investimento
Para exemplificar, vamos supor que no último ano você gastou R$ 30 mil com a produção de uma loja virtual completa em uma plataforma hipermoderna como a Plataforma Vtex, por exemplo, na qual comercializa mais de 1200 produtos em Long Tail.
Além disso, gastou R$ 50 mil com Marketing Digital (campanhas de links patrocinados, E-mail Marketing, conteúdo SEO, etc.) e outros R$ 200 mil com despesas fixas, variáveis, compras de produtos, equipamentos, pessoal, terceirizações e outros itens, o que perfaz um total de R$ 280 mil investidos.
Em contrapartida, você aproveitou que o e-commerce brasileiro cresceu 16% no 1º semestre de 2015 e mandou ver, isto é, conseguiu vender o equivalente a R$ 500 mil.
A partir destes dados fica muito fácil saber qual foi o seu ROI. Basta aplicar a fórmula assim:
ROI = [(R – I) / I] x 100
ROI = [(500 MIL – 280 MIL) / 280 MIL] x 100
ROI = (220 MIL / 280 MIL) x 100
ROI = 0,7857 x 100
ROI = 78,57%
Nesse momento você deve estar pensando, “Ok! E daí?”. E daí que, de posse desse número, é possível analisar o seu negócio digital como um todo e verificar onde se poderá reduzir os custos e/ou vender mais ou mais caro para, enfim, aumentar o ROI e o lucro.
Isso sem falar que, ao comparar as estatísticas ano a ano ou mês a mês, você poderá propor metas de ROI aos seus colaboradores, criar políticas de participação nos lucros para motivar a galera a trabalhar mais e melhor.
Além do mais, é possível analisar os dados do ROI e usá-los como parâmetro para precificar os seus produtos adequadamente por meio da ferramenta Mark-up e para melhorar a sua cadeia de valor e, assim, obter um crescimento duradouro.