Como aumentar o Ticket Médio e o lucro do seu e-commerce?

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5 táticas para fazer os consumidores gastarem mais na sua loja virtual

Como aumentar o Ticket Médio e o lucro do seu e-commerce

Em “O que é Ticket Médio (TM) no e-commerce?” descobrimos que TM é o faturamento total da sua loja virtual dividido pelo número de vendas. O resultado é o valor médio que os clientes gastam na sua loja virtual por pedido.

Quando este valor é muito baixo, pode significar que os seus consumidores estejam comprando apenas os seus produtos de entrada, o que não é o que queremos.

Nós queremos que os seus consumidores comprem os seus produtos de entrada e, sem seguida, comprem também os seus produtos principais que, por sua vez, é o que vai lhe conferir lucro e aumentar o seu TM.

Queremos TMs bem grandes e gordos. Quanto mais, melhor. Para que isso ocorra, você precisa fazer com que cada um dos seus clientes compre os seus produtos mais caros e que possuem as maiores margens de lucro.

Aqui vão 5 táticas que poderão lhe ajudar nessa tarefa:

1- Revise os preços dos seus produtos

Use a ferramenta Mark-up para definir os preços de venda dos seus produtos adequadamente. Se os preços estiverem errados, o seu TM poderá até ser grande, mas talvez tenha pouco ou nenhum lucro; ou pior, pode ser que tenha prejuízo.

2- Dê descontos por quantidade

Depois de definir os preços via Mark-up, crie uma lista que ofereça descontos por quantidade. Assim, quanto mais os seus clientes comprarem, mais ganham descontos. Isso os forçará a comprar pacotes de produtos e serviços, o que aumentará o seu TM.

3- Ofereça compensação grátis

Após a definição de preços via Mark-up, você poderá criar uma promoção que ofereça frete grátis para os consumidores que comprarem acima de uma determinada quantidade ou valor. Você também poderá dar um brinde ou até mesmo um Serviço de Entrega Rápida.

4- Crie um Programa de Fidelidade

Essa estratégia visa a premiação constante dos consumidores, o que os motiva a comprarem mais. Com um Programa de Fidelidade é possível conceder bônus, brindes, produtos, serviços ou outro prêmio ao cliente toda vez que o mesmo bater uma meta de compras em um período.

5- Proponha produtos complementares

Use plataformas e-commerce como a Vtex, por exemplo, que possui um recurso chamado “Vtex Pricing”, o qual permite criar promoções do tipo “comprar junto”. Assim, se o consumidor coloca um tênis no carrinho, o sistema propõe automaticamente um par de meias para “comprar junto”.

No mais, confira mensalmente qual é o TM da sua loja virtual e compare-o com as estatísticas das outras lojas virtuais do seu nicho de negócios e com os números dos meses anteriores do seu próprio e-commerce. Estabeleça metas de superação razoáveis para os meses seguintes.