Calendário do E-commerce 2015

7 minutos de leitura
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O comércio tradicional tem diversas datas para que os lojistas possam criar estratégias e aumentar as suas vendas. O e-commerce não é diferente e conta com datas específicas além das tradicionais.

datas-ecommerce

Janeiro

07 – Dia do Leitor
É uma ótima oportunidade para livrarias e afins oferecer descontos especiais para seus clientes.

26 – Dia da Gula
As empresas devem explorar este dia e usar a seu favor, afinal este é o dia de comer sem culpa

Fevereiro

19 – Dia do Esportista
Uma boa data para as lojas que vendem artigos esportivos aproveitarem as oportunidades para criarem ações voltadas especialmente para praticantes de esportes em geral.
14 – Dia da Amizade
Data perfeita para lojistas criarem ofertas para seus clientes presentearem seus amigos, podendo usar a seu favor ações nas redes sociais, aumentando o engajamento entre o cliente e a loja.
17 – Carnaval
Uma ótima oportunidade para o setor de turismo, aproveitando essa sazonalidade para oferecer pacotes de viagens.

Março

8 – Dia Internacional da Mulher
Dia especial para muitas mulheres e as lojas que vendem produtos para mulheres como: loja de roupas, cosméticos, perfumaria, floricultura, etc. devem criar ações nesta data para incentivar os homens a presentear as mulheres de sua vida.
10 – Dia do Sogro
Agradar o sogro é uma das tarefas mais difíceis! Por que não aproveitar essa data para comprar um presentinho e ganhar uns pontinhos com o sogrão.
15 – Dia Mundial do Consumidor
Retribuir quem esta sempre te ajudando a crescer é sempre bom. Essa data deve ser aproveitada por todos os e-commerces criando ações inteligentes e motivadoras para cativar e fidelizar o cliente.
20 – Início do Outono
Prepare seu e-commerce para as vendas de outono e inverno.

Abril

05 – Páscoa
Data feita não somente para a venda de ovos de páscoa, mas também pode se aproveitar para se vender doces gourmet, produtos para páscoa diet e produtos relacionados à data, é importante buscar diferenciação usando a criatividade e inovação.

24 – Dia do Frete Grátis
Conhecida nos Estados Unidos como Free Shipping Day onde na última sexta-feira do mês, os e-commerces se reúnem e oferecem o frete como cortesia à seus clientes.
ATENÇÃO: Não deixe seu e-commerce fora dessa data importante.
28 – Dia da Sogra
Assim como agradar ao sogro, agradar a sogra também é importante. Aproveite essa data para mimar a sua sogra.

Maio

10- Dia das Mães
Uma das datas que mais se destaca em vendas, perdendo apenas para o Natal. Essa data deve ser explorada por todos os e-commerces, oferecendo e criando ações voltadas para as mães.
ATENÇÃO: Nesta data não durma no ponto!

25 – Dia Orgulho NERD
Dia ideal para e-commerce dos setores de livro, games e artigos de decoração geek fazerem ações que envolvam o publico nerd.

Junho

12 – Dia dos Namorados
Todos os setores do e-commerce devem estar totalmente preparados, pois essa data perde em vendas apenas para o natal e o dia das mães.
ATENÇÃO: Anote na agenda e não deixe seu e-commerce de fora!
21 – Início do Inverno
Hora de esquentar as vendas e rever estoques e estratégias para adaptar as promoções nesta estação.

Julho

13 – Dia Mundial do Rock
A data possibilita infinitas ações bacanas utilizando e-commerces que vendem artigos musicais, acessórios, livros e músicas. Coloque a cabeça para funcionar e aproveite o dia do rock bebê!
15 – Dia do Homem
Quem disse que é só as mulheres que tem uma data reservada no calendário?! Os homens também conquistaram esse privilegio e para se beneficiar com essa data os e-commerces devem preparar ofertas voltadas especialmente para eles.

19 – Dia Nacional do Futebol

Os e-commerces do setor esportivo podem aproveitar mais, mas nada impede que os outros setores também faturarem com o dia.
20 – Dia do Amigo
Quem não tem um amigo? Essa data é excelente para os e-commerces incentivarem os seus clientes a presentearem os seus melhores amigos. Prepare grandes ofertas para está data!
31 – Dia do Orgasmo
Nenhum e-commerce para adultos deve ficar de fora. Elabore ações que estimulem a ideia do prazer, use e abuse de sua criatividade.

Agosto

09 – Dia dos Pais
Assim como o dia das mães o dia dos pais não pode ficar fora de sua agenda, pois os e-commerces devem explorar essa data com produtos para o público masculino.
15 – Dia do Solteiro/ informática
O dia 15 é comemorado o dia do solteiro e da informática, e-commerces voltados aos dois setores podem oferecer ofertas relacionada à data.
19 – Dia do ciclista
Um esporte que esta se tornando cada dia mais popular no Brasil, ganhou uma data especial. É interessante nesta data elaborar campanhas e promoções com produtos e equipamentos para o ciclista.

Setembro

5 – Dia do Irmão
Essa relação, quase sempre representada como cão e gato, mas independe de qualquer coisa todo irmão merece um presente. Uma ótima data para ser explorada pelos e-commerces oferecendo ofertas e vantagens para seus clientes.
6 – Dia do Sexo
O dia 6/9 foi escolhido propositalmente. Essa é sem duvidas uma grande oportunidade para o mercado de produtos adultos faturarem. Afinal quem não gosta de comemorar?!
15 – Dia do Cliente
Por que não agradar a pessoa responsável pelo seu sucesso? O dia do cliente é comemorado por todos os e-commerces, dando bonificação e mimos para seus clientes.

23 – Início da Primavera
Primavera chegou para alegrar a vitrine e as vendas. Hora de tirar do armário os produtos para essa estação.
30 – Dia da Secretária
Uma data escolhida para você homenagear e presentear a pessoa que organiza sua vida, e olha que isso não é uma tarefa fácil. Que tal os e-commerces oferecem ofertas para essa data.

Outubro

4 – Dia do Cão
Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, não é mesmo?! Quem não tem um bichinho de estimação para mimar e curtir de montão?! Essa é uma data perfeita para os pet shop online elaborar promoções para seus clientes.
12 – Dia das Crianças
É uma das datas mais importantes para o e-commerce, onde o faturamento decola. Ofertas e promoções são bem-vindas nesta data.
29 – Dia Nacional do Livro
As livrarias tem um bom motivo para oferecer descontos aos seus clientes.
31- Halloween
Data comemorada pelos americanos que já esta sendo adotada aqui no Brasil. Por que não deixar seu e-commerce customizado para essa data?!

Novembro

27 – Black Friday
Tradição americana, a sexta de descontos agressivos após o Dia de Ação de Graças acontece desde 2010 no Brasil. De lá para cá, o faturamento aumenta ano a ano. Em 2014, o faturamento foi de 871milhões de reais em vendas.
30- Cyber Monday
Data exclusiva para o e-commerce é o momento de os clientes anteciparem as compras de Natal aproveitando a queima de estoque.

Dezembro

8 – Dia Nacional da Família
O dia da família é um gatilho para os e-commerces, pois tem muita gente para presentear. Todos os setores podem aproveitar para fazer ações voltadas para essa data.

22 – Início do Verão
Ah, o verão chegou! Prepare sua vitrine e seus produtos para essa estação.
25 – Natal
HoHoHo… A data mais esperada pelo e-commerce, é preciso planejar e se preparar com antecedência, para não meter os pés pelas mãos.
26 – Boxing Day
Este é o dia em que os e-commerces promovem grandes liquidações para acabar com os remanescentes do Natal e se preparar para receber novas mercadorias.
31 – Réveillon
No ultimo dia do ano tem muito gente à procura de produtos na internet, então ofereça vantagens e ofertas para essa data.