Tão importante quanto definir preços via Mark-Up, saber qual a Taxa de Conversão e o ROI é descobrir o lucro que cada um dos seus consumidores poderá repassar ao seu comércio eletrônico em um determinado período.
De posse desta informação, você poderá saber (no fim das contas) se o custo de aquisição de determinado público-alvo compensa ou não em relação ao retorno que este público confere ao seu e-commerce.
A fórmula para calcular o ciclo de vida dos clientes da sua loja virtual é:
Onde:
A título de exemplo, digamos que na sua loja virtual:
- Os clientes compram 6 vezes por ano (em média);
- Cada cliente gasta R$ 157,90 (em média) em cada compra;
- Cada cliente passa 7 anos (em média) comprando na sua loja;
- A margem bruta (lucro em cada venda) é de 40%.
Ao aplicarmos a fórmula a estes valores, teremos:
Agora você já sabe que, ao longo de um ciclo de vida de 7 anos, cada um dos seus clientes contribui com um valor de R$ 2.652,72 em compras para a sua loja virtual.
Suponhamos que você gaste R$ 52,10 em links patrocinados, conteúdo SEO e Marketing Digital em geral para captar cada um desses clientes que lhe gera um retorno de R$ 2.652,72 em 7 anos. Isso seria um bom negócio para você? A resposta para essa pergunta é um ponto de partida para avaliar se a sua loja virtual está valendo ou não a pena e para tomar decisões para otimização.