Vou ser simples e direto. Uma pesquisa da CupoNation citada pela Segs informa que a procura por cupons de desconto cresceu 710% nos últimos cinco anos. Daí a pergunta: vale a pena usar essa técnica de vendas na sua loja virtual?
Bem, na tentativa de responder essa questão, eu dei uma pesquisada e constatei as seguintes vantagens desses cupons para você que é diretor ou gerente de e-commerce:
• Buscas na web
Veja, de acordo com a Keyword Planner (ferramenta que lista a quantidade de buscas de palavras-chave no motor de busca do Google), quantas vezes alguns termos relacionados são procurados na web:
– “Cupom desconto”: 8.100 buscas mensais
– “Cupom de desconto”: 27.100 buscas mensais
– “Cupons de desconto”: 8.100 buscas mensais
A concorrência é de média para alta, o que significa que já há muitos diretores de lojas virtuais utilizando esta estratégia de vendas, porém, o valor dos lances sugeridos para campanhas de links patrocinados ainda é baixo, o que compensa o investimento.
• Primeira compra
Uma das coisas mais difíceis no ramo de e-commerce é fazer com que uma pessoa que não o conhece e que não conhece a sua loja virtual compre de você pela primeira vez. Nesse contexto, os cupons de desconto são o incentivo que esses consumidores podem estar precisando para lhe dar um crédito de confiança. E se essa primeira venda for concluída com sucesso, pode crer que os e-consumidores voltarão para comprar mais.
• Recuperação de carrinhos abandonados
Conforme dados do Sebrae e Ibope, o abandono de carrinho pode atingir marcas entre aproximadamente 38% e 70%, dependendo do tipo e do segmento de negócio. Aqui os cupons de descontos podem ser enviados por e-mail e servir para fazer com que os e-consumidores retomem o carrinho abandonado e passem finalmente pelo caixa da sua loja virtual.
• Divulgação
Nossa experiência prática e diária com Marketing Digital nos diz que os cupons de descontos favorecem a divulgação de uma loja virtual nas redes sociais. Isso acontece porque as pessoas gostam de divulgar promoções boca a boca para seus amigos e parentes, isto é, é uma faísca para o Marketing Viral.
Outra facilidade é que, se tiver alguns conhecimentos básicos de web design, você mesmo poderá criar o seu cupom de desconto. Mas, se preferir, use os serviços de uma empresa especializada no setor.
Minha opinião final é que, vale a pena fazer uma tentativa com cupons de desconto em sua loja virtual e, se der certo, por que não continuar?