Análise em tempo real é um recurso de alguns softwares com o qual é possível verificar o acesso e o engajamento, a proveniência geográfica, os termos chave usados para o acesso, as páginas em visita de um site e-commerce e as conversões de visitantes em compradores em uma loja virtual, entre outras ações, no momento em que elas acontecem.
Existem muitos softwares capazes de realizar estra proeza. Listo três deles, a seguir:
1. Google Analytics
2. Woopra
3. FoxMetrics
Essencialmente, a grande vantagem de analisar as ações dos seus visitantes no momento em que elas ocorrem é que essa espontaneidade concede ao cérebro humano o poder de gerar insights que nem sempre são possíveis com verificações frias, isto é, com dados coletados para análise depois que tudo já aconteceu.
Assim, no calor da espontaneidade em tempo real, você poderá:
• Identificar crises
Observar quando um grande volume de visitantes se encaminha direto para uma página específica do seu site ou o contrário. Analisar a crise por trás desse evento e transformá-la em uma oportunidade.
• Identificar oportunidades
Perceber tendências para determinados produtos a partir dos acessos a determinados tipos de conteúdo do blogue da sua loja virtual e, com base nisso, criar e/ou lançar novos produtos equivalentes à nova demanda.
• Monitorar Testes A/B
Visualizar o comportamento dos internautas em relação a duas ou mais páginas semelhantes com um botão posicionado em lugar diferente, uma cor trocada e outras mudanças a fim de escolher a melhor opção.
• Solucionar bugs
Analisar o acesso aos aplicativos dentro da sua loja virtual ou do aplicativo principal do seu site e-commerce e, com isso, pensar em soluções mais adequadas para os bugs desses sistemas.
• Analisar promoções
Verificar o andamento das promoções enquanto elas acontecem para entender melhor o comportamento dos e-consumidores e obter insights para a realização de melhorias.
Isso sem falar que a análise em tempo real também pode ser usada para que você possa entender como os seus clientes fidelizados e os potenciais clientes usufruem do conteúdo que você publica gratuitamente em seu blog.
A partir dos insights obtidos via análise em tempo real é possível otimizar processos, desenvolver melhorias para aumentar o engajamento e a fidelização, descobrir brechas para a criação de propostas de valor que se encaixem com mais perfeição aos desejos dos e-consumidores.