Avaliação e-commerce do Sebrae expõe abandono de carrinho

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Conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 38% dos e-consumidores tupiniquins desistem de comprar depois de já terem selecionado produtos em uma loja virtual

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Tema de avaliação e-commerce desde os tempos mais remotos, o abandono de carrinho é uma situação na qual o e-consumidor desiste de fechar negócio depois de já ter separado o produto.

Um dos últimos estudos sobre o assunto foi publicado pelo Sebrae no Fórum E-commerce Brasil. De acordo com a instituição de apoio às pequenas e microempresas, 38% dos e-consumidores nacionais abandonam o carrinho.

No artigo “avaliação e-commerce: como evitar abandono de carrinho”, abordei outra pesquisa realizada pelo Ibope, que expõe que nos setores como os de informática, calçados e produtos para decoração, a desistência ultrapassa 70%.

Dada a importância da resolução deste problema para a melhoria da sua loja virtual, criei uma lista de ações que você poderá realizar para tentar diminuir ao máximo o percentual de abandono:

– Melhore a usabilidade do seu site. Para isso, use ferramentas como o teste A/B da plataforma Vtex;

– Verifique se os botões de fechamento de pedido, compra e acesso ao banco, entre outros, funcionam corretamente em todos os tipos de computadores e dispositivos;

– Veja se as formas de pagamento são suficientes. Ofereça opções como boleto, cartão de crédito, débito online, PagSeguro, PayPal, etc.;

– Faça uma pesquisa com o e-consumidor que abandonou o carrinho para descobrir o que exatamente motivou esse comportamento;

– Saiba se o valor do frete assustou o e-consumidor e o fez desistir. Em caso positivo, crie um sistema de entrega mais econômico ou grátis;

– Verifique se a burocracia do cadastro e check-out estão afugentando as pessoas. Se for, use sistemas mais modernos como o Smartcheckout® da plataforma Vtex, que incentiva a compra por impulso;

– Tente saber se o e-consumidor não se sentiu confiante o suficiente no seu site. Se for o caso, insira certificações de segurança, selos de autenticação e outros recursos que aumentam a credibilidade;

– Descubra se o seu site e-commerce é lento demais ou se existem travamentos e erros que impedem o fechamento da compra.

Vídeo: 10 formas de reduzir o abandono de carrinho no e-commerce

Aproveito para informar que a E-Plus agência digital SP possui um serviço grátis de avaliação e-commerce, que você poderá utilizar para saber mais sobre o abandono de carrinho no seu site. Ligue (11) 2373-5471 e ative!