O Adwords é um sistema em que donos de lojas virtuais como você pagam para que os anúncios dos seus produtos sejam expostos aos internautas nos resultados de buscas e nos sites parceiros do Google.
Uma campanha de anúncios no Adwords que custe R$ 5 mil, por exemplo, pode lhe trazer retornos de 50%, 100%, 200% ou até mais em conversões de vendas, mas também pode lhe dar prejuízo. A boa ou má “sorte” nas campanhas vai depender do modo como você as desenvolve.
Para lhe ajudar a ter boa “sorte”, isto é, a gastar menos e a ter melhor aproveitamento com seus anúncios patrocinados elaborei esta lista com alguns cuidados, confira
– Observe e ajuste o Índice de Qualidade da palavra-chave
Ao criar uma campanha de links patrocinados para e-commerce no Google Adwords, você deve observar o Índice de Qualidade (IQ) de cada palavra-chave, o qual vai de 1 (ruim) até 10 (bom).
Anúncios com bom IQ tendem a ter Custos por Clique (CPC) mais baixos, o que vai baratear a sua campanha e lhe poupar recursos que poderão ser destinados a outros tipos de divulgação.
Para acessar o IQ de cada termo-chave no Adwords, clique na guia “Campanhas”, depois em “Palavras-chave” e, em seguida, pressione o balão de diálogo ou visualize a coluna “Índice de Qualidade”.
– Aponte o link do anúncio para uma página de vendas
Evite o erro básico de destinar o link do seu anúncio para a home page (página inicial) da sua loja virtual, pois o internauta pode perder o foco e sair sem realizar nenhum interação.
Ao invés disso, aponte o link para uma landing page ou para a própria página de venda do produto no seu site e-commerce. Essa prática pode diminuir o desperdício e aumentar a conversão de vendas.
– Otimize a velocidade do site
Suponhamos que você tenha criado um anúncio patrocinado perfeito e que o internauta tenha sido enviado para uma das páginas de vendas da sua loja virtual, porém, quando ele chega lá percebe que está tudo muito lento. O que ele faz? Fecha a página e procura outra loja.
Em outras palavras, se a sua loja virtual não for veloz, a conversão de vendas será menor e as campanhas do Adwords se tornarão mais caras, pois haverá muito desperdício.
– Otimize o Design do site e da página receptora do link
A impressão que as pessoas têm do site de destino de um link patrocinado influencia o modo como elas tomam decisões. Por isso, mantenha o Design e a usabilidade da sua loja impecáveis para que essa impressão seja sempre boa e influencie as pessoas positivamente. Lembre-se de que até o formato de um simples botão pode fazer a diferença.
– Melhore a reputação do site receptor do link
O primeiro passo para ter uma boa reputação é resguardar a segurança dos seus clientes e potenciais clientes por meio de ações contra roubos e fraudes. Ao fazer isso, você bloqueia as propagandas boca a boca negativas e evita cair em listas como a do Procon.
Em geral, as pessoas que clicaram no seu link patrocinado comprarão na sua loja virtual se a sociedade tiver uma opinião favorável sobre ela. Saiba mais sobre isso no artigo “Como fazer com que seu e-commerce tenha uma boa reputação”, que publiquei aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus em janeiro de 2016.
Em resumo, toda vez que alguém clica em um link patrocinado e é enviado para a sua loja virtual, mas não fecha uma venda, você acaba tendo que gastar mais com anúncios. Por isso, impedir os desperdícios nas campanhas de Google Adwords é fundamental.