A situação é a seguinte. Você acabou de desenvolver um novo produto ou serviço e agora pretende vendê-lo a partir de uma loja virtual para e-consumidores localizados em todo o Brasil. Como fazer isso?
A coisa mais urgente a ser feita agora é criar as propostas de valor, que são as indicações de que o seu produto ou serviço amenizam as dores e/ou melhoram o desempenho das pessoas que compõem o seu público-alvo.
No livro “Value Proposition Design”, o autor Alexander Osterwalder mostra que as propostas de valor são parte do modelo de negócios de qualquer tipo de empresa e devem se encaixar com perfeição aos seus segmentos de clientes.
- Leia também o post “O que é cliente fit” e conheça o tipo de cliente que se encaixa perfeitamente às propostas de valor do seu produto!
Para criar tais propostas com mais facilidade, Osterwalder desenvolveu a ferramenta Value Proposition Canvas, a qual possibilita:
– Ajustar os produtos e serviços às atividades dos clientes
– Mostrar como “analgésicos” de produtos reduzem as dores dos clientes
– Expor como o produto ou serviço cria ganhos de desempenho ao cliente
Só para ilustrar, vamos supor que seu cliente seja uma pessoa que possui preocupação com o Ambiente e com a qualidade de vida, e que o seu produto é um carro movido a pedaladas. Logo, sua proposta de valor deve constar que seu carro não usa combustível (o que ameniza a dor do consumidor em relação à natureza) e que seu cliente precisará pedalar (exercício que potencializará a performance cardiovascular e o desempenho dele na busca por bem-estar).
Você percebeu com isso funciona? O Value Proposition Canvas possibilita desenvolver uma série de propostas que, por sua vez, devem ser inseridas nas descrições dos produtos e serviços da sua loja virtual. Nesta mesma balada, leia “8 dicas magistrais para criar conteúdo SEO para e-commerce”. “Aproveita que é descida e joga na banguela”, como se diz em um comercial.
Voltando ao assunto, a maioria dos empreendedores de e-commerces, no entanto, comercializam produtos fabricados por outras empresas. Esses itens já vêm com suas propostas de valor, mas nada impede que você (depois de observar o comportamento do consumidor por meio dos relatórios de acessos e conversões em vendas) possa otimizá-las e, assim, criar descrições melhores.