Em um cenário mercadológico tão complexo e volúvel como a internet, uma loja virtual que se aventurar pela rede mundial de computadores sem trazer consigo um planejamento estratégico claro, objetivo e dinâmico está fadada a cair no esquecimento. Para que todo o investimento não escoe pelo ralo torna-se vital desenvolver e praticar a análise SWOT.
O uso de uma das ferramentas mais clássicas da gestão administrativa trará a nostalgia das aulas de Administração e, principalmente, soluções. Afinal, gerenciar uma empresa de e-commerce é um desafio enorme. Se você é uma daquelas pessoas que sempre teve dificuldade para conceber uma solução a partir da análise SWOT, não tem a menor ideia de como aplicá-la em sua loja virtual ou, simplesmente, não a conhece, se acalme e confira algumas dicas.
Primeiramente, saiba ou relembre que SWOT é a conjunção de quatro palavras que em português equivalem à força, fraqueza, oportunidade e ameaça. Para facilitar a adoção do método, pense no segmento no qual a sua loja virtual atua e divida o raciocínio entre ambiente externo e interno. No que tange ao ambiente interno, estabeleça comparações com as empresas de e-commerce concorrentes do mesmo segmento e chegue a um quadro que exiba os pontos fortes e fracos em relação a elas.
Essas informações podem ser obtidas através de uma verificação precisa e realista sobre a capacidade da loja, por exemplo, de efetuar uma entrega expressa dos produtos. Se o prazo de entrega mínimo atual é de, no máximo, 6 dias úteis, tente refletir o que seria necessário para que o Centro de Distribuição agilizasse o processo a fim de reduzir o prazo para 3 dias. Nem sempre a questão é meramente financeira.
Na análise SWOT, tenha em mente que todo ponto forte gera uma oportunidade e toda fraqueza gera uma ameaça. A partir disso, se concentre no ambiente externo, o qual pode conter dois tipos de surpresas: uma desagradável e outra agradável. A chance de ampliação do negócio ou de conquistar uma nova faixa de clientes em potencial pode ser visualizada no ambiente externo. Essa parte analítica também é fundamental para saber se aquela campanha de e-mail marketing deve, realmente, ser lançada agora ou se o momento certo está mais adiante.
É também no ambiente externo que será possível perceber os avanços das lojas virtuais concorrentes, quais estão adotando estratégias agressivas e que podem ameaçar a sua atual carta de clientes.
Desse modo, a análise SWOT contribui de maneira bem significativa para o aprimoramento da visão de negócios dos gestores das lojas virtuais. Graças a ela, você conseguirá avaliar com propriedade qual o melhor momento para avançar e para recuar. Sim, às vezes é preciso adotar um recuo temporário visando saltos a médio e longo prazo, tudo muito bem construído e dentro de uma estrutura sólida. E tudo isso pode ser proporcionado pela análise SWOT.